Aeronaves Aeroportos Artigos Não categorizado

1º Spotter Day no Aeroporto de Brasília

Nota de imprensa do aeroporto:

Aeroporto de Brasília recebeu na manhã deste sábado, 25 de julho, 65 fotógrafos e entusiastas para o 1º Spotter Day do aeródromo. O hobby de fotografar diferentes modelos de aviões é uma atividade comum nos aeroportos do mundo e cresce cada vez mais no Brasil.

O evento foi um sucesso. Mais de 300 pessoas se inscreveram para participar da ação. Além dos brasilienses, “spotters” de São Paulo, Minas Gerais e Amapá estiveram presentes. A Air France, Azul Linhas Aéreas, Grupo IMC e Canon apoiaram a ação.

As aeronaves não foram a única atração do dia. Os pilotos interagiram acenando para os participantes durante o taxiamento até a pista para pouso e decolagem.

Toda a ação foi planejada seguindo os processos e normas de segurança para o ingresso a área restrita do Terminal. O ponto reservado para as fotografias, o “Spotting Point”, ficou há menos de 300 metros da pista.

Todos os participantes do 1º Spotter Day estão automaticamente cadastrados no concurso fotográfico do Aeroporto de Brasília. O autor da melhor foto tirada no dia do evento ganhará viagem com acompanhante para Natal, no Rio Grande do Norte. A divulgação do resultado será feita no início de agosto.

 

Por nós:

O primeiro Spotter Day do aeroporto de Brasília começou logo cedo, e um pouco na verdade no dia anterior com o Briefing, onde foi apresentada algumas instruções, apresentação do aeroporto e ponto onde ficaríamos, além de no final ser distribuído um excelente kit que contava inclusive com bateria portátil. A apresentação foi às 5:30 e já 6 horas da manhã estávamos sendo encaminhados ao local reservado para os Spotter, uma parada antes para uma entrevista com a Globo logo dentro do ônibus (passar vergonha na minha cidade é complicado). Impressionado de início com a quantidade de pessoas no evento, imprensa e tudo mais, o espaço reservado foi bem grande e acomodou todos, além de ser relativamente perto da taxiway e da pista, podendo até mesmo com uma lente 18-55 conseguir boas fotos.

Como todos sabem, o aeroporto de Brasília tem alguns horários de maior movimento de decolagem, não foi possível tirar fotos de muitos pousos por conta da 11R servir só para decolagens, porém ocorreu pousos nessa pista durante o evento. A grande concentração para fotos foi em frente a taxiway a caminho para pista, lá os comandantes passavam acenando para os Spotter e logo após a descolagem do solo era feita perto do ponto de fotos, rendendo ótimas e belas fotos, apesar da grande quantidade de pessoas. De 6 até as 10 estava disponível ônibus para levar spotters ao banheiro além de água mineral e lanches (patrocinado pela Azul, tem ou não tem a mão do Panda nisso?)

Eu por um tempo achei que meu cartão de memória iria acabar primeiros do que as duas baterias que eu tinha disponível para a câmera, logo nas primeiras 2 horas eu consegui zerar uma bateria, mas lá muito ela não tava com 100% de carga. No total foram 12gb de fotos e vídeos (que foram poucos perto do tanto de fotos).

No final do evento houve um café da manhã no Viena daqui de Brasília com espaço reservado para a equipe de Spotters participantes do evento, por lá teve o sorteio de 2 maquetes em 1:400 do A330 da Azul e do A320 também da Azul, eu que pouco tenho sorte em loteria acabei sendo o primeiro sorteado e ganhei uma maquete do A330 Brazil Colors (a minha felicidade mal explica esse post).

A equipe Aeroflap agradece ao pessoal do Aeroporto de Brasília por ter promovido com grande sucesso o Spotter Day no aeroporto e esperamos que mais eventos desse sejam realizados por aqui com o mesmo sucesso deste.

O vídeo do Spotter Day sai na terça de tarde e abaixo vai algumas fotos que serão atualizadas de hoje para amanhã aqui no site (edição em processo de andamento).

Spotters começando a se posicionarem.
Spotters começando a se posicionarem.
Baixa luz + velocidade alta de obturador...
Baixa luz + velocidade alta de obturador…

DSC02788e

Gol em novas cores marcando presença por lá.
Gol em novas cores marcando presença por lá.

 

Link para fotos em alta resolução : www.flickr.com/photos/[email protected]/sets/72157655936203979

 

 

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This