Recentemente fomos avisados por um leitor nosso que o KC-390 passou reto pela França e estava indo em direção à Suécia, logo hoje cedo ele pousou nas Ilhas Canárias, um arquipélago espanhol no Oceano Atlântico próximo ao Marrocos, e seguiu rumando para a Europa, até pousar no meio da tarde na Suécia, em Gothenburg.

O Embraer KC-390 inicialmente foi para a Europa participar da Paris Airshow, já que a Embraer confirmou a participação do KC-390 em um dos principais eventos de aviação do mundo, tanto que a Embraer disse que esperava anunciar o primeiro cliente internacional do KC-390 logo após o termino do evento, mas nessa semana Portugal já confirmou que estava nas negociações finais com a Embraer.



Mas a Embraer também aproveitará a viagem para fazer uma mini-turnê do KC-390 pela Europa, passando por países interessados em comprar o jato cargueiro militar, que pode incluir até a Alemanha na lista.

O primeiro país escolhido foi a Suécia pois a mesma entrou recentemente no projeto do KC através da Saab e planeja comprar novos aviões de transporte, visto que seus KC-130H estão encaminhando para uma nova modernização, com intuito de estender a vida útil desses. Com o KC-390 a Suécia ficaria um bom tempo independente de novas modernizações, visto que ela pode customizar o avião de acordo com suas preferências.

Cockpit do KC-390. Foto – Rockwell Collins/Reprodução

Recentemente o Rei da Suécia visitou as instalações da Embraer no Brasil (foto em destaque) para analisar melhor o KC-390 e conhecer ele fisicamente.

Portugal é outro local que o KC-390 deverá ir em sua turnê europeia, o país fabrica alguns componentes do KC-390 e é de extrema importância para o projeto, em encomendas poderão ser até 6 aeronaves KC-390 para Portugal. O preço de cada pode rondar os 70 milhões de euros, pegando como base a encomenda original da Força Aérea Brasileira, para 28 aeronaves.

Em julho de 2016, após a Farnborought Airshow, o KC-390 visitou Portugal e foi elogiado até pelo primeiro-ministro António Costa.

 

Brasil e Certificação

Segundo KC390 à direita da foto. Foto – Embraer

A Embraer iniciará as entregas do KC-390 em 2018 para a Força Aérea Brasileira, no ano seguinte a aeronave já estará totalmente operacional, visto que irá obter o seu certificado operacional final nos últimos meses de 2018, com previsão de receber o certificado operacional inicial ainda em 2017. As duas aeronaves de testes já contam com mais de 1000 horas de voo.

A certificação de 2017 contempla itens básicos de missão militar com características fundamentais para o voo, atestando segurança, qualidade de voo, possibilidade de reabastecimento em voo, transporte de cargas e lançamento.

A outra prevê a integração de todos os sistemas de missão. “A Final Operation Capability [Capacidade Operacional Final] prevê integrar todos os sistemas de missão da aeronave que tem o caráter especificamente militar”, afirma o gerente.