O site CN Traveler fez um compilado de características sonoras que dizem ser realmente 100% uma aeronave, e como a equipe da Aeroflap é ágil, logo identificamos que isso realmente acontece na vida real.

Resumindo… podem me soltar dentro de um avião com os olhos vendados que eu vou identificar onde estou somente ouvindo suas características, então acompanhe conosco os cinco sons que fazem o avião ser realmente um avião.

 

O “POOF” de desligamento das packs de ar

Um dos primeiros sons perceptíveis que você ouve antes de decolagem é um alto “poof”, como se fosse o desligamento dos interruptores do sistema de ar condicionado da aeronave. As luzes também podem piscar quando a aeronave está em transição da GPU para a APU, esta última compõe o sistema de energia do avião e é responsável por realizar o start dos motores. As companhias aéreas economizam dinheiro utilizando a GPU para operações em solo.

 

O famoso som de latido do Airbus

Um dos sons que você também pode ouvir antes da decolagem, e até mesmo após o pouso, é o famoso latido dos Airbus. Isso é o sistema hidráulico da aeronave, há um dispositivo chamado unidade de transferência de pressão, ou PTU, que equilibra a pressão entre os três sistemas hidráulicos e faz aquele lindo ruído.

Fique calmo, esse é um procedimento padrão, como podemos observar empiricamente.

 

O ruído dos Flaps e Slats

Antes da decolagem você vai ouvir um zumbido ao seu lado, e se olhar pela janela que está ao seu lado encontrará o flap agindo na superfície da asa. Mais uma vez, totalmente normal, o flap é utilizado para o avião ganhar maior sustentação, e consequentemente, decolar com uma velocidade menor.

 

Quando o trem de pouso é aberto e travado

Quando o avião começa sua descida para pouso, geralmente perto de 2.000 pés, uma porta se abre na barriga da aeronave e o trem de pouso cai. Isso é muitas vezes acompanhado por um pequeno estrondo, que pode ser alto, mas é perfeitamente normal. Ao final desse procedimento o trem de pouso principal já está embaixo e devidamente travado.

 

A fritada de pneus no pouso

Quando o avião toca no solo você deve ouvir um alto barulho proveniente dos freios e pneus, ou a famosa fritada de pneus. Isso não significa que o seu piloto é louco e está fazendo drift ou que os freios precisam de uma revisão. Em vez disso, o avião só precisa parar até o final da pista, portanto os pneus e freios estão trabalhando a todo o vapor desde o primeiro centímetro de asfalto.
O barulho da fritada pode ser sucedido por um barulho alto dos reversores do motor.

 

Via – CN Traveler

Tradução e adaptação – Equipe Aeroflap

 

Nota do Editor – Posso adicionar um 6º barulho em comum?

O motor IAE, que equipa o A320ceo, faz um barulho bem curioso na decolagem, parecido com uma serra elétrica. Se você ouvir algo assim, provavelmente está decolando em um A320 com motorização IAE.

Nota do Editor 2 – Para a galera mais arisca, sim, esse não é um artigo totalmente técnico. Isso é só um compilado de sons que uma aeronave comum (vide Boeing 737 e Airbus A320) faz em todo o seu trajeto, desde a decolagem até o pouso. Claro que podemos encontrar esses sons em todo o planeta, de modo similar ao do avião, porém, só quem conhece o significado deles sabe como isso caracteriza aquele momento único de voar.

COMPARTILHAR