Companhias Aéreas News

Acordo entre a American Airlines e a LATAM é aprovado pelo CADE

Nesta última semana um acordo entre a American Airlines e a companhia Sul-Americana LATAM foi aprovado pelo CADE, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, um órgão do Brasil que regula detalhes econômicos entre empresas no Brasil.

A cooperação entre as duas companhias será dedicada exclusivamente para os voos entre os Estados Unidos e o Brasil, será ainda mais amplo em comparação com um simples codeshare, pois haverá uma padronização de preços das passagens aéreas, um marketing conjunto dos voos e o compartilhamento de receitas entre os voos dos EUA para o Brasil.

Assim uma passagem da LATAM para os EUA terá o preço semelhante ao de uma passagem da American para o mesmo destino. O acordo também visa uma melhor coordenação de oferta entre as duas companhias, sempre dos voos que saem de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto – Boeing

Para o CADE esse acordo não atrapalha a livre oferta do mercado de voos do Brasil para os Estados Unidos, visto que há outras inúmeras companhias do Brasil e dos EUA que fazem voos para os EUA, regulando a oferta e preço do setor.

A possibilidade de prejuízo conjunto nas operações da LATAM e American Airlines também é um fator positivo para a aprovação. Isto é, se a American Airlines começar a ter prejuízo em seus voos, a LATAM também terá prejuízo em suas operações para os EUA, visto que existe o compartilhamento de receitas no acordo.

Ambas as companhias participam da aliança Oneworld.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This