News Outros

Aeronave da AtlasGlobal foi danificada em voo durante tempestade de granizo

Um Airbus A320 da companhia turca AtlasGlobal foi atingido por uma forte tempestade de granizo minutos após decolar, pousando logo após no Aeroporto de Ataturk, em Istambul (Turquia). As pedras de gelo da tempestade de granizo destruíram o nariz da aeronave, onde fica localizado o radar da aeronave e outros sistemas, além de afetar o vidro que compõem a janela do cockpit, impossibilitando a visão dos pilotos.

O piloto ucraniano Alexander Akopov estava comandando o voo e relatou que o radar meteorológico não avisou à tripulação os riscos de passar na área da tempestade. Com os danos já feitos o piloto preferiu seguir para o pouso com o piloto automático desligado, mesmo com a visibilidade comprometida, visto que as antenas de ILS foram danificadas no ocorrido, de acordo com o piloto, impossibilitando um pouso totalmente guiado por computador. O comandante usou as janelas laterais como uma referência visual, além do computador de bordo para guiar a aeronave até o aeroporto.

O voo seguiria para o Chipre, se não fosse desviado por conta desse incidente. No momento da tempestade o aeroporto estava fechado, mas a torre de controle permitiu o pouso guiando a aeronave até a pista. Todos os procedimentos em caso de emergência foram efetuados.

O pouso da aeronave foi elogiado pelo Embaixador da Ucrânia na Áustria, Olexander Scherba. O presidente da Ucrânia telefonou para o piloto para parabenizar ele pelo ato. Akopov relatou que há 30 anos pilota aviões, e que sabia como fazer o procedimento caso ocorresse algo parecido em voo.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This