Uma aeronave da GOL precisou fazer um desvio na manhã de hoje após ficar sem combustível suficiente para cumprir a rota de Guarulhos até Fortaleza. Quando estava na altura de Salvador o piloto da aeronave entrou em contato com a torre de controle e solicitou alternar para Salvador, para um pouso não programado para reabastecimento da aeronave, dizendo que estava sem combustível suficiente para seguir na rota.

O voo afetado foi o G3 1520, que decolou às 07h55 de Guarulhos e pousou às 12h56 em Fortaleza, após reabastecer o comandante seguiu o voo. Caso a escala não fosse realizada o voo chegaria na capital cearense às 11h20.

A equipe da Aeroflap relembra que uma aeronave precisa estar cumprindo (em relação ao combustível) a norma RBAC 121 para fazer um voo comercial regular com passageiros, que estipula combustível para cumprir uma rota de A até B, mais 10% do combustível usado para ir de A até B como reserva, mais um combustível para chegar em um aeroporto alternativo C a partir de B, e mais combustível para ficar 30 minutos em espera a 1500 pés.

A companhia disse que o voo fez a escala para continuar se enquadrando nesses requisitos técnicos e de acordo com o planejado. Em nota a companhia disse que “o comandante desta aeronave, ao verificar os parâmetros de voo no ponto de referência, optou por seguir para o aeroporto de Salvador, respeitando todos os padrões de segurança e as regras aplicadas no planejamento.”

Via – G1

Agradecimentos ao Felipe Caixeta pelas informações sobre o combustível da aeronave.

Nota do Editor – A companhia NÃO indicou a causa do ocorrido, e disse apenas que o piloto seguiu a norma, já citada na matéria acima, estando assim dentro da regulamentação da ANAC. O piloto citou em seu áudio o procedimento de redespacho, algo comum na aviação, porém não há provas do mesmo por enquanto no documento original de despacho do voo, visto que a GOL não relatou a causa do ocorrido. Não acusamos a companhia de nada na postagem acima, só relatamos o caso e os detalhes técnicos envolvidos em relação ao combustível.

COMPARTILHAR