Aeroporto de Brasília atualmente. Foto - Jua Pita - Fornecida por Inframerica
Aeroporto de Brasília atualmente. Foto – Jua Pita – Fornecida por Inframerica

O Aeroporto de Brasília encerrou o ano de 2015 com um tráfego total de 19,8 milhões de passageiros, acima da meta projetada pela concessionária que administra o local. Com esse movimento anual o terminal se consolida como o segundo maior do Brasil em movimento de passageiros, desbancando aeroportos como Congonhas (CGH) e Galeão (GIG).

Um total de 186.377 mil aeronaves pousaram e decolaram do Aeroporto de Brasília em 2015 rumo a mais de 50 cidades brasileiras e 06 com destinos ao exterior, uma média de 509 voos por dia. Um dos fatores fundamentais para o aumento no número de voos para Brasília é a capacidade de pista do aeródromo, a maior do país, podendo receber um voo por minuto. Cerca de 47% dos passageiros que passaram pelo terminal estavam em conexão, com origem do sudeste e nordeste, destacando assim a função de Hub pela sua posição central no país.

Foto - Inframerica
Foto – Inframerica

De acordo com José Luis Menghini, presidente da Inframerica, “Desde que assumimos a concessão do Aeroporto de Brasília tivemos um crescimento expressivo. Em três anos de administração passamos de pouco mais de 15 para quase 20 milhões de passageiros, uma progressão de mais de 30%. A explicação para essa transformação foi o nosso investimento no desenvolvimento de nova infraestrutura, que criou mais áreas de embarque e mais posições de pátio para as aeronaves com máxima sinergia operacional. Para o final dos próximos 22 anos de concessão a estimativa é que o aeroporto movimente mais de 40 milhões de passageiros”.

Também durante 2015, o Aeroporto de Brasília também alcançou outras conquistas, foi eleito um dos melhores terminais aéreos da América do Sul pelo site Sleeping Airports, ganhou três vezes a posição de melhor aeroporto do Brasil pela pesquisa trimestral da Secretaria de Aviação Civil (aeroportos acima de 15 milhões) e a Sala VIP recebeu o prêmio de melhor lounge aeroportuário da América Latina e do Caribe pela Priority Pass, que avaliou mais de 850 salas em aeroportos ao redor do mundo.

2018 brasilia
Projeção do terminal para 2018, logo após as obras de expansão.

A administradora do aeroporto, Inframerica, prepara para os próximos anos uma expansão na área de terminal internacional e nos serviços locais do sítio aeroportuário, de acordo como divulgado por nós no início de dezembro.

COMPARTILHAR
Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial – Editor de foto e vídeo – Fotógrafo – Aeroflap