Aeroportos Não categorizado News

Aeroporto de Brasília mantém crescimento em julho

Piers do aeroporto em construção, inaugurados em 2014.
Piers do aeroporto em construção, inaugurados em 2014 antes da copa do mundo.

 

O Aeroporto de Brasília vem mantendo uma movimentação crescente no número de passageiros e aeronaves. De janeiro a julho, o fluxo de usuários foi superior a 11 milhões e a quantidade de pousos e decolagens foi de 107 mil. Comparado com 2014, o número de passageiros do período foi 9% maior. A média diária de circulação do Terminal girava em torno de 49 mil pessoas no ano passado, nos sete meses de 2015, essa média já é de 53 mil.

A receita para o crescimento está na infraestrutura que o Terminal oferece e na qualidade de processamento de passageiros e aeronaves. “Estar na capital do país e ter uma posição geográfica privilegiada contribui para o nosso crescimento, porém, se não tivéssemos uma boa infraestrutura com uma sala de embarque confortável e um procedimento de excelência no processamento de passageiros, bagagens e aeronaves não teríamos conquistado a 2ª posição entre os aeroportos brasileiros mais movimentados. Somos o maior HUB do Brasil e isso é resultado de um trabalho audacioso e que confiamos desde o início”, declara o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini.

Os números de julho bateram todos os recordes. A movimentação aérea foi a maior registrada com quase 17 mil pousos e decolagens e mais de 1,8 milhão de pessoas passaram pelo Terminal brasiliense, mais do que as férias de janeiro que havia sido considerado o maior fluxo do Aeroporto com 1,78 milhão de usuários.

No dia 20 de julho, segunda-feira, o Aeroporto de Brasília registrou 67 mil passageiros entre embarques, desembarques e conexões. O maior fluxo de passageiros do ano e do Terminal, ultrapassando até os dias mais movimentados de véspera de Natal e feriados. Coincidentemente, na data, comemora-se o aniversário do Pai da Aviação, Santos Dumont. O dia mais movimentado havia sido 05/01/2015, quando 65 mil pessoas passaram pelo aeródromo.

Neste período de sete meses outro quesito que vem apresentando aumento é o número de conexões. Em 2014, 45% de passageiros utilizaram o Aeroporto como ponto de conexão, em 2015 esse número já superou os 47%. O número de desembarques também teve uma variação superior a 5%, aproximadamente três milhões de pessoas desembarcaram na capital federal, seja a turismo ou negócios.

“O Aeroporto de Brasília se consolidou como o maior hub doméstico do país. Desde que assumimos a concessão em dezembro de 2012 o número de voos está crescendo. Se compararmos julho de 2012 com julho de 2015 o aumento da movimentação aérea foi de 6%, ou 897 voos a mais. Os principais motivos? Qualidade da nossa infraestrutura, dos nossos serviços e da redução do ICMS do querosene pelo Governo”, explica Menghini.

A movimentação de passageiros internacionais também vem mantendo crescimento, de janeiro a julho o aumento foi de 9,34% quando comparado com o mesmo período do ano passado. O destaque ficou com o mês de julho com quase 80 mil passageiros com destino ao exterior.

O crescimento deve se manter até o final do ano. A previsão é fechar 2015 entre 7% e 8% de aumento no volume de passageiros, chegando aproximadamente a 20 milhões de pessoas.

O Aeroporto de Brasília mantém a 2º posição entre os mais movimentados do Brasil e o 3º em movimentação internacional. O Terminal é também é o 1º do país em capacidade de pista. Em última pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) o Aeroporto de Brasília foi eleito o melhor dentre os maiores aeroportos brasileiros com mais de 15 milhões de usuários.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This