A BH Airport informou que precisará adiar a construção de uma nova pista no Aeroporto de Confins, a segunda do terminal. O contrato de concessão estipulava o prazo máximo até o final de 2020 para a construção de uma nova pista, mas agora a concessionária fala em algum período entre 2023 a 2025 como provável data de inauguração.

Apesar disso essa ainda não é uma decisão fixa da BH Airport, que poderá mudar seu planejamento caso for necessário, mas por enquanto a empresa precisa reequilibrar seu caixa, que foi afetado com o crescimento abaixo do esperado do tráfego de passageiros no Aeroporto de Confins.



A BH Airport ainda explica que a pista atual está operando com menos de 50% da sua capacidade, visto que a movimentação anual para 2017 é de 103 mil pousos e decolagens, enquanto a pista suporta até 220 mil. Não há pressa para a conclusão da segunda pista, mas é uma obra importante, considerando um possível backup de operação e também de expansão.

Em 2012 o Aeroporto de Viracopos precisou de uma segunda pista para manter suas operações, depois que um MD-11 se acidentou na pista principal e bloqueou os movimentos aéreos por quase dois dias.