Nessa terça-feira o Aeroporto de Congonhas está comemorando 80 anos de idade, ele foi aberto para voos exatamente no dia 12/06/1936, devido a uma necessidade da Capital do Estado de São Paulo em ter um local para pousos que fosse livre de população e também dos alagamentos, que eventualmente atingia Campo de Marte.

Durante anos Congonhas foi a única opção da cidade de São Paulo para voar, inclusive quando sua população já crescia em um rápido ritmo exponencial na década de 50/60. Foi palco de diversas aeronaves que operavam por lá, como o Lockheed Electra II, famoso pela ponte aérea, os Boeing 767 da TransBrasil, que realizavam rotas para Nova York com escala em Brasília, e os Fokker 100 da TAM durante a década de 90, que prometiam conectar Congonhas com qualquer lugar do país.

Esse Aeroporto também é conhecido como um pouco problemático, durante anos sua pequena pista foi palco de diversos acidentes. Os últimos mais graves foram dois voos da TAM, um em 1996 com um Fokker 100, que caiu após a decolagem, e outro com o Airbus A320 em 2007, que não conseguiu parar antes do final da pista e acabou por colidir com um prédio da TAM Cargo.

Atualmente Congonhas conta com diversos equipamentos que auxiliam no movimento de quase 19 milhões de passageiros por ano, feito através de 40 slots de pousos e decolagens por dia.Ele é composto por duas pista, a principal com 1974 metros e a auxiliar com 1435 metros, ILS nas duas cabeceiras da pista principal, 78 posições de check-in, 57 totens de autoatendimento, 12 pontes fixas para embarque e desembarque, 10 pontes de embarque através de remotas, 29 posições de estacionamento para a aviação comercial (737/A320), 24 posições para a aviação geral (pequenos jatos e bimotores) e capacidade para atender 6500 passageiros por hora.

Nesses 80 anos o Aeroporto de Congonhas tem diversas histórias para contar, e temos certeza que você tem uma para compartilhar conosco. Apesar de pequeno e com pista curta, ele demonstra ser o ideal para os passageiros até os dias atuais, o terminal de Congonhas é um destaque para os entusiastas, com vista direto para a pista e pátio de aeronaves, onde você pode sentar-se em um banco e observar as aeronaves enquanto aguarda o seu voo.

 

Parabéns Aeroporto de Congonhas!

 

Confira abaixo a nossa galeria de imagens para o Aeroporto de Congonhas. (Fotos por Infraero/Divulgação)

 

Fotos da Aeroflap:

COMPARTILHAR