O Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) recebeu a Certificação Operacional de Aeroporto, conferida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula os requisitos estruturais e de segurança para os aeródromos que movimentam mais de um milhão de passageiros por ano.

O documento comprova que o terminal capixaba opera dentro dos requisitos de segurança operacionais internacionais, estando apto a receber operações mais exigentes, ou ainda, aumentar o número de operações com aeronaves de maior porte na localidade.

Os procedimentos para concessão do certificado atendem a uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 139 (RBAC) e as avaliações seguem a orientação da Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci), Agência das Nações Unidas responsável pela promoção do desenvolvimento da aviação civil mundial.

A Certificação terá validade também para o novo complexo aeroportuário, que inclui o terminal de passageiros, a nova pista de pouso e decolagem e os novos pátios e pistas de taxiamento. A conclusão das obras está prevista para setembro de 2017.

A conquista do certificado para o Aeroporto de Vitória é resultado de esforços direcionados desde o ano de 2010. “Pra nós é gratificante. O aeroporto nosso hoje tá preparado pra atender as práticas de gestão de segurança operacional. Estamos aí credenciados e acreditados para receber aeronaves de grande porte que operam aqui no Brasil.

O maior benefício, o maior ganho para comunidade aeroportuária, e para os passageiros e para as companhias aéreas é a garantia de que o aeroporto é seguro”, destacou o superintendente do aeroporto João Marcos Coelho.

 

Via – Infraero

COMPARTILHAR