O público que circular pelo RIOgaleão verá o Aeroporto Internacional Tom Jobim bem mais agitado. É o resultado da chegada da alta temporada, que engloba o início do verão, as férias escolares, o Natal, o Ano Novo e vai até o Carnaval.

A previsão da concessionária é que, somente durante o período das festas de fim de ano (até 02/01/18), 955,5 mil assentos sejam ofertados nas aeronaves que vão realizar quase 5.200 movimentos de chegadas e partidas. 



O número de lugares disponibilizados pelas companhias aéreas para esse período de festas representa um crescimento de aproximadamente 2% em comparação com o ano passado. Já para toda a alta temporada (até o fim do verão em março), o crescimento deve chegar a 5%, o que demonstra a disposição do viajante de investir em viagens e no turismo, colaborando com a retomada econômica do país.

 

Alta temporada deve atrair cerca de 9 milhões de viajantes para o RIOgaleão até o fim do verão

Com a previsão de aumento na procura por voos neste período, as companhias aéreas incrementaram suas frequências e apostaram em novas rotas no RIOgaleão. Até o fim da alta temporada (março de 2018), o aeroporto prevê que quase 9 milhões de viajantes passem pelo terminal, representando um crescimento de 5% em comparação com o período passado, ou seja, 500 mil passageiros a mais.

Parte do crescimento vem das novas companhias aéreas que passarão a atuar com voos internacionais no Aeroporto Internacional Tom Jobim, para destinos como Europa, Estados Unidos, América do Sul e África.

Em 2018, deve haver um aumento em 8% na oferta de assentos de voos para Europa e Estados Unidos. Já para destinos da América Latina, o crescimento previsto é de 3%. A qualidade dos serviços prestados pelo aeroporto, o aumento de conexões do RIOgaleão com outras cidades e os incentivos oferecidos têm atraído o interesse das companhias aéreas, que estão confiantes na atração de viajantes estrangeiros para o Rio de Janeiro.

O RIOgaleão já conta com uma malha aérea abrangente em todo o país, sendo um importante hub (centro de distribuição de voos domésticos e internacionais) de conexão, principalmente com relação à GOL Linhas Aéreas, maior companhia aérea do Brasil. A procura por conexões no RIOgaleão entre 2016 e 2017 aumentou 12% entre voos domésticos e 15% entre domésticos/internacionais.

Dessa forma, o terminal facilmente se conecta com os principais destinos das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país, assim como com os principais hubs do mundo, localizados, por exemplo, em Atlanta, Paris, Madri, Amsterdã, Miami e Houston.

 

Clima de Natal e show com orquestra para comemorar o novo ano

Para trazer o clima de comemoração das festas de fim de ano para o aeroporto, a concessionária dá início à campanha “Conectando Sonhos”, afinal o RIOgaleão é ponte para a realização dos mais diversos sonhos em todos os dias do ano. Árvores de Natal foram espalhadas pelas áreas de embarque doméstico, internacional e na área pública para que passageiros e clientes possam deixar registrados, em bolas de papel, seus desejos e sonhos para o próximo ano.

Já nesta quinta-feira (21), às 19h, a Orquestra Johann Sebastian Rio, com direção do maestro Felipe Prazeres, animará o público em apresentação gratuita, no desembarque do Terminal 2, na área pública.

performance terá a participação da soprano Lina Mendes, que já se apresentou nos principais teatros e salas de concerto do país e no exterior. Ela já representou o Brasil, por exemplo, no BRICS Cultural Festival Xiamen, na China, onde cantou obras dos principais compositores eruditos do país.

Em 2015, Lina Mendes também interpretou a personagem Musetta, na ópera La Bohème, no Palau de les Arts de Valencia, na Espanha, e em 2014, recebeu o prêmio Jovem Talento, da Revista Concerto, quando foi aclamada pelo júri popular. 

No repertório da apresentação não faltarão obras de grandes compositores como Bach, Vivaldi, Corelli, Handel e Villa-Lobos. Algumas músicas, que celebram as festas de final de ano, também serão interpretadas no concerto, como Pie Jesu (Andrew Lloyd Webber), Noite Feliz (Joseph Mohr/Franz Xaver Gruber) e White Christmas (Irving Berlin).

 

Novos voos e rotas:

Dezembro:

. A Delta Airlines apresenta mais um voo para Nova York (Estados Unidos), totalizando seis voos por semana;

. A American Airlines traz duas novidades: um novo voo para Dallas (Estados Unidos), três vezes por semana conectando com Los Angeles e Las Vegas, e mais um voo diário para Miami (Estados Unidos);

. A Sky Airlines, do Chile, começou a voar do Rio para Santiago três vezes por semana. A LOT Polish Airlines, da Polônia, confirmou 15 voos de natureza não regular até março podendo torná-la uma conexão regular a depender da demanda.

 

Janeiro:

. A Amaszonas Línea Aérea, da Bolívia, chega ao RIOgaleão para operar quatro voos semanais para Assunção (Paraguai);

. A Aerolíneas Argentinas fará um voo semanal para Rosário (Argentina) e dois voos semanais para Córdoba (Argentina);

. A LATAM passa a operar voos diários para Montevidéu (Uruguai). Atualmente, a companhia aérea realiza cinco voos semanais para o destino uruguaio;

. A GOL contará com voos diários para Rosário (Argentina).

O RIOgaleão conta com 21 companhias aéreas internacionais e quatro domésticas operando para 27 destinos nacionais e 29 para o exterior.