Avião bimotor para passageiros com configuração de asa alta para trajetos curtos baseada no ATR 42, na construção foi dada a preferência para uma versão alongada (4,5 m a mais). O ATR 72-200 (1989) foi seguido pelo ATR 72-210 (1992) com motores mais potentes e pelo ATR 72-500 (1997) com uma maior autonomia, isolamento acústico e um revestimento modernizada da cabine. Não dispõe de APU (Auxiliary Power Unit), em compensação o propulsor direito pode continuar a funcionar em solo como motor auxiliário.

Características:

•Abertura alar: 27,05 m
•Comprimento: 27,17 m
•Propulsão: 2 Pratt & Whitney Canadá PW124 de 1610 kW (2190 CV) cada.
•Peso max decolagem: 22.500 kg
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Velocidade de cruzeiro: 510 km/h
•Autonomia: 1400 km
•Quota max tangência: 8.000 m
•Passageiros: 66-72

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Augusto Hardke Fernandes
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