CYqf_HGW8AAQdgbe

A Air France acaba de realizar o último voo do Boeing 747 em sua frota. O trajeto durou aproximadamente de 4 a 5 horas e voou por alguns pontos da França como Mont Blanc, a costa mediterrânea, Toulouse, Bordeaux, o Atlântico e o Mont Saint-Michel. No total são 380 assentos vendidos em cada um dos dois voos realizados como tour, o primeiro nomeado de AF744 que realizou uma trajetória ligeiramente diferente do AF747, que foi o segundo voo turístico e último a ser realizado pelo 747 transportando passageiros na frota da Air France.

O voo teve custo de 220 euros com preço fixo, as reservas foram feitas pelo tradicional modo via telefone, o serviço de bordo disponibilizado para todos os passageiros foi padronizado pela Business Class incluindo o serviço de Champanhe a bordo.

pilote
Tripulação do primeiro voo (AF744). Foto – Air France

O embarque do primeiro voo iniciou próximo das 9h no horário local (GMT +1), o voo teve um pequeno atraso de 45 minutos a decolagem programada para ser realizada às 9h em ponto só foi ocorrer 9:45 no aeroporto Charles de Gaulle, durante o percurso completo o 747 passou por localidades como Nantes, Toulouse e a a costa mediterrânea. A aeronave de matrícula F-GITJ, pousou em CDG ao meio dia no horário de Paris.

O segundo e último voo decolou de Paris às 11:30 no horário local, a rota foi ligeiramente diferente da realizada no primeiro, locais como Toulouse e Nantes não foram visitados pela a aeronave, a velocidade de voo no geral foi mais rápida do que no primeiro voo. O pouso ocorreu às 13h como o previsto inicialmente.

Cada voo teve 380 passageiros pagantes, de cerca dos 30 mil que se inscreveram na lista de compra para os 2 últimos voos do 747 na Air France. Ao todo a companhia teve 68 Boeing 747 em diversas versões na sua frota nesses 40 anos de operação do modelo, a Air France estima que 250 milhões de passageiros foram transportados nesse tipo de aeronave em todos esses anos de Boeing 747 na frota.

O Boeing 747 opera na companhia há exatos 45 anos ininterruptos, com a passagem de diversas gerações pela frota. A primeira operação desse modelo foi realizada no dia 3 de junho de 1970,com um voo de Paris para Nova York operado no 747-100, recém lançado pela fabricante norte americana, Boeing.

 

Fotos – Air France Newsroom

Fonte – Air France

 

Confira o vídeo comemorativo da Air France para os 45 anos de operação do Boeing 747.

 

Confiram a galeria com imagens do voo:

Fotos – Air France Newsroom

COMPARTILHAR
Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial – Editor de foto e vídeo – Fotógrafo – Aeroflap