Aeronaves Não categorizado News

Airbus A320neo recebe certificação de tipo da EASA e FAA

 

A320neo em seu primeiro voo
A320neo – PW em seu primeiro voo

O A320neo, recebeu Certificação de Tipo conjunta da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) e da Federal Aviation Administration (FAA) em 24 de novembro de 2015. O certificado vale para aeronaves que vem equipada pelos motores Pratt & Whitney PW1100G-JM.

O Certificado de Tipo da EASA para o A320neo foi assinado pelo Diretor de Certificação da EASA, Trevor Woods. E o validando pela FAA Afoi assinado por Jeffrey Duven, Gerente de Transporte da FAA. Os certificados de tipo foram entregues ao vice-presidente executivo de engenharia da Airbus, Charles Champion, e ao engenheiro chefe do projeto Airbus A320neo, conhecido como Pierre-Henri Brousse.

Pilotos de teste no primeiro voo do A320neo.
Pilotos de teste no primeiro voo do A320neo.

O A320neo concluiu com êxito o rigoroso programa de certificação que testou a sua estrutura e os sistemas de bem além de seus limites de projeto para garantir que todos os parâmetros de aeronavegabilidade se mantenha durante sua operação normal.

A aeronave de teste de MSN003 voo equipada com motores Pratt & Whitney e acumulou cerca de 1070 horas de voo nos 350 voos em que realizou. Destas 1070 horas de voo em teste, cerca de 300 foram concluídas com a mesma aeronave em simulação de uma companhia aérea operando normalmente a aeronave, isso ajudou o projeto a ganhar maturidade e certificar seu menor consumo e poluição. O A320neo com motores CFM será certificado nos próximos meses, o A321neo e A319neo em ambos os motores serão certificados em seguida.

A320NEO_INFOGRAPHICS Certification

“Este duplo selo de aprovação representa uma grande conquista para a Airbus. Ele reconhece o trabalho árduo realizado por todas as equipes da Airbus e Pratt & Whitney para a rápida certificação da aeronave. Ele demonstra como o A320neo está a cumprir todos os requisitos de operação”, disse Fabrice Brégier, Presidente da Airbus. “O A320neo está agora liberado para sua primeira entrega e pronto para oferecer a muitas companhias aéreas a sua combinação de economia de combustível e excelente conforto de cabine.”

A Família A320neo incorpora as mais recentes tecnologias, incluindo motores de nova geração e Sharklets, que juntos oferecem mais de 15% em economia de combustível desde o primeiro dia de operação e 20% até 2020, com mais inovações da cabine. O projeto lançado em 1/10/2010 oferece às companhias aéreas uma escolha de motores entre a Pratt & Whitney PW1100G e os motores CFM LEAP 1A.

Projeção do A320neo da Airbus.
Projeção do A320neo da Airbus.

O Airbus A320neo conta com mais de 4300 encomendas recebidas por mais de 75 clientes desde o seu lançamento em 2010, as companhias aéreas brasileiras que irão operar a aeronave serão a TAM, Azul e Avianca, sendo que a TAM tem 22 aeronaves encomendas, seguida pela a Azul com 63 pedidos do modelo e a Avianca Brasil com 62 encomendas. A portuguesa TAP realizou recentemente um pedido para 15 aeronaves desse modelo e 24 A321neo.

Confira o vídeo sobre o processo de certificação do A320neo.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This