O primeiro Airbus A330-900neo da TAP pousou na tarde de hoje (19/06) em Lisboa, para iniciar a sua missão de simular rotas comerciais que tem finalidade de obter um padrão de performance da aeronave nessas condições.

Em Lisboa uma equipe de pilotos e comissários da TAP recepcionou a aeronave, e conheceu as novas tecnologias do A330neo, inclusive no interior.

A tripulação do voo reportou que a aeronave decolou com 20 toneladas de combustível de Toulouse, e com peso total de 164 toneladas. Nesse trajeto de 1h30 a aeronave gastou apenas 8 toneladas. 

A aeronave transportava a bordo membros da TAP, que aproveitaram a oportunidade para conhecer o avião em voo. Além disso diretores da Airbus embarcaram no A330neo para recepcionar a equipe da TAP em Lisboa. A aeronave está equipada com 298 assentos, divididos em três classes (Business, Premium Economy e Economy).

O A330neo de teste que está fazendo essas rotas é totalmente equipado com o novo interior Airspace, da Airbus, e está nas cores da TAP Air Portugal. Curiosamente é o mesmo avião que será entregue para a companhia aérea neste ano, e inaugurará o A330neo em voos comerciais.

No total a Airbus testará a aeronave em 16 aeroportos de cinco continentes, cumprindo no total 150 horas de voo em 18 dias e completando mais de 1000 horas de teste do A330neo.

Depois de Lisboa o A330neo seguirá com uma equipe de pilotos e engenheiros para Miami, e logo após visitará cidades do Brasil, como Recife, São Paulo e Miami. Confira as datas Clicando Aqui.

Depois de fazer voos entre a Europa e o continente americano, o A330neo seguirá para rotas na Ásia, com paradas em Kuala Lumpur e Deli, por exemplo. Depois dessa “perna” na Ásia, a aeronave retorna para Toulouse pelas Ilhas Maurício e segue para os Estados Unidos novamente.

Os testes de comprovação de rota fazem parte dos testes finais necessários para a Certificação de Tipo da aeronave, programada para o verão europeu de 2018.

A TAP está otimista com as entregas, de acordo com o presidente da companhia existe uma previsão da TAP receber três aviões A330neo até o final de 2018. A TAP encomendou 14 aeronaves A330-900, de um total de 215 encomendas que a Airbus recebeu até o momento para o A330neo.

Provavelmente a Airbus entregará três aviões ao mesmo tempo para a companhia, assim que receber a certificação de tipo, estimada para ocorrer entre julho a agosto.

No Brasil a Airbus precisa também da certificação da ANAC devido à Azul, que também operará com o A330neo a partir do quarto trimestre desse ano.

 

This post is available in: pt-brPortuguês