Principal modelo para concorrer com os 747 da Boeing em seu lançamento, os Airbus A340 no entanto tiveram uma carreira diferente dos seus rivais norte-americanos, quando teve sua produção encerrada em 2011 com um total de 377 aeronaves entregues. Quais os motivos que levaram uma aeronave tão moderna e bem desenvolvida a ter um desempenho tão baixo de mercado já que ela satisfazia bem seus clientes?
Motivo 1 – Seu maior concorrente, o 777. Sim essa aeronave foi responsável e muito pela queda de vendas do Airbus, já que basicamente ambos faziam as mesmas rotas, levando o mesmo número de passageiros, e pousando nos mesmos aeroportos.
Motivo 2 – Seus motores – Eles são eficientes, no entanto como citado acima o seu concorrente direto fazia as mesmas coisas que ele só que com uma diferença crucial, ao invés de usar quatro a Boeing utilizou apenas dois motores.
Motivo 3 – ETOPS – Há 30 anos os voos transatlânticos só eram permitidos em aviões que tinham mais de dois motores, por isso surgiram os famosos DC-10, MD-11, 747 e tantos outros. Nisso quando a Airbus foi expandir sua frota para aviões wide body (corredores largos), incluísse os A340 como quadri-jatos para rotas de longas distancias e alta demanda, mas depois que a regularização mudou, por causa do aumento de confiabilidade dos motores turbofan, e os bijatos puderam voar através do atlântico. O “irmão” A330 era capaz de se adequar no mesmo tipo de voo que antes ficava a cargo do A340.
Motivo 4 – Canibalismo- Não o canibalismo ao pé da letra, mas sim aquele onde as empresas lançam modelos em sua frota que acabam roubando mercado daquele modelo as vezes nem tão antigo, como por exemplo o 777-300 e o 747-400, o A330-300 e o A330-200. No caso da Airbus os dois tem a mesma fuselagem, com a diferença no número de motores trazendo mais economia para as companhias operar obviamente, com os bimotores como observado antes.
Motivo 5 – A manutenção – Colocar mais 2 motores em uma aeronave aumenta a complexidade e o tempo necessário para a conclusão de um rápido check, também é mais suscetível a pequenos incidentes, como a ingestão de um pássaro, sujeira na pista ou stall de compressor. O custo de um motor novo é muito alto, e geralmente é melhor substituir do que reparar, pelo custo por hora trabalhada.
Esse foi mais um motivo apresentado para o Airbus A340 não ter o esperado sucesso de mercado. É uma boa aeronave, com um índice de confiabilidade considerado excelente, utilizado por muitas companhias ao longo de sua vida, porém uma empresa tem que ser rentável, e para isso ela busca meios de reduzir seus gastos. Há hoje companhias, como a Lufthansa, que utilizam o A340, porém é somente em rotas que justificam o gasto com uma aeronave desse tamanho e consumo.
Texto – Totalmente por Igor Danin, Colunista da Aeroflap atualmente, informações postadas aqui são de total responsabilidade do autor do texto.
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