Depois da cerimônia de entrega realizada no dia 13 de julho, a Delta finalmente voou com o A350 para os Estados Unidos, incorporando o avião em sua frota. Apesar disso a aeronave ainda não realizará voos, visto que os tripulantes da companhia ainda realizarão treinamentos na aeronave.
A aeronave de matrícula N501DN decolou no final da tarde deste sábado (05/08) do Aeroporto de Toulouse (França), onde fica o centro de montagem final da Airbus, para o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta (EUA), cumprindo o voo DL9959 com pouso na madrugada deste domingo.
A bordo do avião estavam funcionários da companhia, que fizeram todos os preparativos para a entrega lá em Toulouse e também o translado da aeronave para os EUA. O A350 foi recebido em Atlanta com um tradicional batismo.
O primeiro voo comercial do Airbus A350-900 da Delta será realizado no dia 30 de outubro, indo de Detroit para Tokyo-Narita.
O primeiro A350 da companhia iniciará a substituição em massa dos Boeing 747-400 da Delta, que ainda realizam voos entre os Estados Unidos e países asiáticos, atendendo cidades como Tóquio, Seul e Pequim.
Além disso a Delta ainda anunciou que receberá cinco aeronaves desse tipo em 2017. A companhia também se destaca por ser a primeira dos EUA que operará o A350, depois da American Airlines adiar suas entregas de 2016/2017.
O A350-900 da Delta possui 32 assentos na cabine Delta One, considerada a Business Class da companhia, com assentos que reclinam 180º e serviços sofisticados, a aeronave ainda tem 48 assentos no Delta Premium Select, a Economy Premium da Delta, e 226 assentos na Economy. A aeronave foi equipada com uma conexão de internet 2Ku.
“O Airbus A350 estabelece um novo padrão de experiência de voo para nossos clientes, representando anos de inovação de produtos à medida que a Delta continua a se transformar em uma empresa de liderança global”, disse Ed Bastian, CEO da Delta. “Nosso novo carro-chefe, o A350, se encaixa bem na rede de longo curso da Delta, combinando uma experiência excepcional com a economia operacional e eficiência de combustível, à medida que retiramos aeronaves mais velhas e menos eficientes”.
A Delta apresenta o A350 como uma vantagem em comparação com o Boeing 747-400, visto que a aeronave tem o moderno interior Airspace da Airbus, melhor pressurização em voo, com altitude menor, maior silêncio a bordo devido aos novos motores e também maior modernidade dos equipamentos de entretenimento.
Esses voos da Delta só serão possíveis por causa do ETOPS 300, certificação que foi obtida pela Airbus para o A350 em 2016, ela permite que esse avião voe sem nenhum aeroporto alternativo num raio de 300 minutos de voo.
Yes #Delta get her first #A350 ! Just leave #Toulouse to #Atlanta as #DL9959 . Delta will be the first #American career to get the #A350 pic.twitter.com/wuJRmrOKQp
— Clément Alloing (@CAlloing) 5 de agosto de 2017
Boeing 747
Em um plano de revisão da frota a Delta antecipou a aposentadoria do Boeing 747-400, com a justificativa de melhorar ainda em 2017 seus ganhos financeiros. Apesar de representar uma queda na oferta em algumas rotas, visto que o 747 da Delta transporta até 376 passageiros, a companhia está feliz com o resultado que irá obter com o novo A350.
Atualmente o Boeing 747 da Delta realiza voos de longa distância para Tóquio/Narita, Seul e Xangai.
Encomendas
Em maio deste ano a Delta adiou a encomenda de 10 aeronaves A350-900XWB que receberia da Airbus, o pedido que antes seria entregue entre 2019 e 2020, agora será entregue somente entre 2021 a 2022.
A Airbus reiterou dizendo que a família A350XWB já recebeu mais de 840 pedidos, provenientes de 45 clientes em todo o mundo. Ao todo a Delta encomendou 25 aviões A350-900XWB.
Follow the first @Airbus #A350 for @Delta (and any US airline) home to @ATLairport from Toulouse.
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— Flightradar24 (@flightradar24) 5 de agosto de 2017
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