A FAA aprovou o Airbus A350-900XWB para voos ETOPS 300. Esta aprovação significa que, quando os primeiros operadores filiados à FAA começarem a receber seus A350XWB, que está previsto para 2017, a aeronave terá a capacidade de servir destinos em voos diretos, sem sofrer limitações por conta de não ter opção de aeroporto para alternar em um raio de quase 300 minutos.

Esta aprovação da FAA para o ETOPS 300min, corresponde a uma distância de 3704 Km em que a aeronave poderá voar dentro de um raio onde não conta com opções de aeroporto para alternar, caso aconteça uma pane com algum motor. A Airbus prevê que ainda este ano, a FAA conceda o ETOPS 370min para o A350XWB, tudo depende da acumulação de experiência em serviço através das companhias aéreas, essa faixa de ETOPS permite que o A350XWB voe em um raio de até 4630 Km sem opção de aeroportos para alternar em caso de emergência.

A350 Etops new

O ETOPS 300min irá facilitar rotas transoceânicas, principalmente aquelas que necessitam de atravessar o Oceano Pacífico, como os voos do Sudeste da Ásia para os EUA, e Austrália para os EUA. A Airbus afirma que com essa nova certificação o voo poderá ser mais eficiente, pois não terá que realizar desvios de rota para manter a aeronave dentro do padrão do ETOPS 180, que implica em voar mais perto de um local onde seja possível alternar o voo, em caso de emergência. Com o ETOPS 300 o A350XWB será capaz de realizar rotas mais “retas”, e percorrer uma quantidade menor de milhas por voo.

Em breve diversas companhias aéreas do Estados Unidos receberão suas primeiras aeronaves A350XWB, como a American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines. A primeira entrega será para a Delta Airlines e está programada para 2017. Outras operadoras asiáticas como a Singapore Airlines, Thai Airways, Cathay Pacific e China Airlines também tem encomendas para o A350XWB e podem ser beneficiadas dessa medida.

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