Pousou na tarde deste domingo (26/03) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) o Airbus A380 em voo regular de Dubai para São Paulo, no Brasil. A aeronave de matrícula A6-EOM pousou exatamente às  17h15, com um atraso em relação ao horário originalmente previsto. A aeronave foi recebida com um batismo em frente ao Terminal 3 do GRU Airport, realizado quando há fatos importantes na aviação, como a chegada de um voo inaugural.

O voo atrasou pouco mais de uma hora, decolou de Dubai às 02h53 no horário de Brasília (09h53 no Horário de Dubai).

Foto – Emirates

O comandante que trouxe o avião foi o João Queiroz Neto, que é brasileiro. Um grande número de pessoas acompanhou a chegada da aeronave no Aeroporto de Guarulhos, a Emirates fez um evento exclusivo para imprensa no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, onde conferimos como é o interior do Airbus A380 da Emirates.

Comandante João Queiroz Neto

O interior do Airbus A380 da Emirates ganhará uma postagem única da Aeroflap, descrevendo todos os detalhes e serviços oferecidos paras as três classes, além de um vídeo com algumas gravações produzidas pela nossa equipe.

Os voos da Emirates para Guarulhos, EK261 e EK262, agora serão operados regularmente com o A380. O primeiro voo regular parte de Dubai (DXB) às 8h35 do dia 26 de março e pousa em São Paulo (GRU) às 16h30. O voo de retorno, EK262, parte de São Paulo (GRU) 1h25 e pousa em Dubai (DXB) às 22h55.

Entre os aeroportos do Brasil que suportam a operações com o Airbus A380, estão o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão no Rio de Janeiro. O Aeroporto de Guarulhos recebeu diversas adaptações para conseguir operar o A380, a pista de pouso e decolagem foi alargada para 60 metros, ante 45 metros, as taxiways também receberam uma ampliação de largura e o Terminal 3 do aeroporto já foi construído pensando nas operações da aeronave.

A operação do A380 requer uma ponte de embarque com dois acessos para a parte de dentro da aeronave, para agilizar o embarque e o desembarque de até 491 passageiros. Durante o desembarque, o A380 terá sempre uma esteira de bagagens dedicada capaz de receber até mil malas por voo. Atualmente a Emirates disponibiliza uma franquia generosa para os seus clientes, são dois volumes de até 35 kg na Econômica, 40 kg na Business e 50 kg na Primeira Classe.

A Emirates é a maior operadora de A380 do mundo, com 92 aeronaves em sua frota e mais 50 encomendadas. Desde 2008, a companhia aérea transportou mais de 65 milhões de passageiros neste tipo de aeronave.

O A380 da Emirates é conhecido por suas suítes de Primeira Classe e shower spas, bem como por seu lounge de bordo para passageiros da Primeira Classe e da Executiva se entreterem com canapés e bebidas preparadas por um bartender. Os passageiros de todas as classes têm acesso ao Wi-Fi para estar em contato com família e amigos via internet e também ao sistema de entretenimento ice, com mais de 2600 canais de filmes, programas de TV, música e podcasts.

 

Autoridades presentes

Durante o evento em comemoração ao primeiro voo da regular do A380 da Emirates para São Paulo, autoridades como o Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, o prefeito da cidade de São Paulo João Doria e o prefeito de Guarulhos Guti, participaram do evento. Após a checada do A380 ambas autoridas discursaram e desmostraram estarem ansiosos e com boa expectativa na operação do Airbus A380.

 

 

 

 

*Em breve você poderá conferir mais detalhes do A380 da Emirates aqui na Aeroflap com vários vídeos e fotos.

 

 

Veja um vídeo do nosso colaborador Bruno Bizan do pouso da aeronave:

 

Veja um vídeo especial da Emirates sobre o voo:

This post is available in: pt-brPortuguês