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Airbus A400M completa certificação em pista não pavimentada

Foto por - www.lopinion.fr
Foto por – www.lopinion.fr

A aeronave cargueira militar da Airbus, o A400M completou seu ciclo de testes em pista de grama, não pavimentada. Os teste foram feitos pela aeronave MSN02, a segunda A400M fabricada pela Airbus e foi repleto de diversos pousos e soluções de problemas relacionado a pouso em pista de grama. Com isso a aeronave concluiu com exito os testes realizados em pista de grama e terra batida no aeroporto de Écury-sur-Coole, que fica localizado no norte da França. Vale ressaltar o curto comprimento das pista desse aeródromo, cada uma com cerca de 1500m não demarcados, número perto por exemplo do aeroporto de Santos Dumont que fica no Rio de Janeiro.

O período necessário para realizar foi o de três semanas, que foi realizado ao longo de setembro com exito, mostrando a capacidade da aeronave de realizar pousos e decolagens em pistas curtas de grama, mesmo com várias configurações sendo testadas, com carga e sem carga.

Aeródromo de
Aeródromo de Écury-sur-Coole

Em relação de pistas não pavimentadas o Airbus já concluiu com êxito os teste em pista de brita, realizadas na Espanha, no aeroporto de Ablitas. No ano que vem os testes continuarão a ser realizados mas mudando para pousos e decolagens na areia, que comprovará a sua capacidade de operar em zonas remotas. Lembramos também a dificuldade de se certificar uma aeronave com motor derivado do turbojato, no caso um turboélice, visto que a areia em contato com as altíssimas temperaturas de um motor a reação pode vitrificar.

O Airbus A400M é uma nova geração de cargueiro militar, capaz de realizar diversas funções tais como transporte de tropas, transporte de equipamento militar (carga) e reabastecedor aéreo. Entre suas especificações está uma configuração quadrimotor turboélice fabricado pela Europrop com hélices octapá, foi previsto em projeto que a aeronave pudesse pousar e decolar em pista pavimentada e outras diversas não pavimentadas. A potência de seus motores permitem uma velocidade de cruzeiro rápida, perto dos 800km/h e garante uma altitude de operação de até 40 mil pés quando sem carga.

Veja o vídeo produzido pela a Airbus durante os testes.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

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