A Airbus divulgou hoje uma foto do A321neo ACF (Airbus Cabin Flex), a versão de maior capacidade do A321neo, tirada diretamente da linha de montagem em Hamburgo, na Alemanha.

Diferente da última foto publicada pela Airbus do A321 ACF, dessa vez o jato está todo montado e com pintura, pronto para começar os voos de testes. A primeira entrega para um cliente deverá ocorrer em meados desse ano.

De acordo com a Airbus, a partir de 2020 somente a variante ACF será fabricada pela empresa, abandonando a atual que tem capacidade para até 220 passageiros. As companhias aéreas que encomendaram o avião estão cientes dessa alteração.

O A321 ACF, com sua maior capacidade de assentos permitirá ter um custo até 20% menor por passageiro em comparação com o A321ceo, a geração antiga desse avião.

Até o final de 2018 a Airbus planeja lançar mais uma atualização para o A321neo, a versão LR, com maior capacidade de combustível e alcance de até 7400 km. Essa versão será baseada no A321 ACF.

A fuselagem trás na sua pintura o destaque da possibilidade de ligação de Nova York com Paris usando o A321neo. Várias companhias aéreas Low Cost da Europa já anunciaram que vão usar essa versão (A321neo LR) para fazer voos transatlânticos. É literalmente a Airbus tentando arrumar um substituto para o Boeing 757.

 

Modificações

Para fabricar um A321neo com maior capacidade de passageiros a Airbus fez algumas modificações no projeto. Anteriormente com duas portas comuns (de embarque e desembarque) à frente da asa, agora o A321neo só terá uma porta na parte frontal da aeronave, a outra foi substituída por uma janela de emergência acima da asa, que ocupa menor espaço internamente.

A terceira porta da aeronave, que agora é a segunda, foi movida ainda mais para a parte traseira, para não ficar tão próxima da saída de emergência das asas. Ela também ocupa menor espaço interno e pode ser desativada, ao custo da criação de outra saída de emergência na asa, totalizando duas.

Foto – Airbus

A parte traseira da aeronave, perto dos banheiros e da galley, agora tem o conceito Space Flex incorporado, que diminui o espaço do arranjo traseiro, e consequentemente da galley e dos banheiros. A Airbus já usa esse conceito no A320neo para conseguir atingir a capacidade de 189 passageiros.

Isso também pode explicar porque a Airbus entregou poucas unidades do A321neo até o momento, mesmo com muitas encomendas e boa capacidade de produção. O primeiro avião recebido pela Virgin America, e também o primeiro A321neo entregue no mundo, ainda tem o tradicional arranjo de portas do atual A321ceo.

 

Fabricação da fuselagem

Montagem de Aeronaves da família A320 no Alabama – EUA. Foto – Airbus

Talvez você já pensou na quantidade de variáveis que a Airbus criou somente para oferecer um A321neo com 240 assentos, porém quem fabrica a fuselagem do A321neo é a empresa Premium Aerotec, que já entrega em forma de seções para a Airbus, responsável por realizar a montagem final.

Ela também é a responsável por revisar a fuselagem e ver se é possível incorporar os conceitos da Airbus, estruturalmente falando, já que a retirada de uma porta e a abertura de outras pode gerar falhas estruturais em algumas seções da fuselagem, que agora são submetidas à esforços maiores.

As três seções foram entregues em junho de 2017, na planta de fabricação de Nordenham, na Alemanha.

 

Nova classificação de segurança

Depois de construir essa aeronave a Airbus precisa certificar ela para as diversas situações de emergência que podem acontecer durante o voo, como por exemplo a evacuação de passageiros, já que a aeronave tem uma nova configuração de portas, a fabricante europeia precisa garantir que consegue retirar 240 pessoas em 90 segundos.

A Airbus também assumiu que colocará escorregadores de emergência com maior largura, que permite uma evacuação mais ágil e fácil, em situações de emergência. O mesmo foi incorporado no A321neo.

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