Aeronaves Não categorizado News

Airbus começa a fabricação do primeiro A330neo

O primeiro Airbus A330neo está começando a ganhar formas, um ano após o lançamento do programa, comemorado com o primeiro “corte de metal ‘em andamento em suas instalações em Toulouse e Nantes. A usinagem do primeiro pylon do motor começou durante esse verão em Saint-Eloi (Toulouse), enquanto a planta da Airbus em Nantes começou a produção da primeira caixa da asa do A330neo.

Caixa de asa do A330neo em fabricação.
Caixa de asa do A330neo em fabricação. Formato triangular oferece alta resistência e promove economia de material e peso.

A caixa central da asa produzido em Nantes utiliza um design inovador chamado de Isogrid que contém 330 bolsos triangulares que permite atender a todas as nossas exigências de rigidez, resistência e baixo peso. O novo pylon produzido em Saint-Eloi é um elemento-chave no design inovador do A330neo, ele é responsável pela perfeita acoplagem feita com o novo motor de última geração que equipará a aeronave, o RR Trent 7000. Feito em titânio, o pylon do A330neo usa aerodinâmica de ponta, materiais e tecnologias de projeto derivadas do A350 XWB. O pylon do A330neo será equipado com um nova carenagem inspirada no A350XWB feita a partir de materiais compósitos e de titânio para assegurar a aerodinâmica otimizada do modelo.

Airbus A330-800neo em projeção. Perceba as asas inspiradas no A350.
Airbus A330-800neo em projeção. Perceba as asas inspiradas no A350.

Os A330-800neo e os A330-900neo são dois novos membros da família WideBody da Airbus, com primeiras entregas programadas para começar no 4º trimestre de 2017. O A330neo incorpora motores de última geração Rolls-Royce Trent 7000, melhorias aerodinâmicas e novos recursos de cabine. O A330neo reduz o consumo de combustível em 14% por assento em relação ao modelo anterior, tornando-o mais eficiente. Além de uma maior economia de combustível, A330neo é beneficiado também por um aumento de alcance na ordem de 400 milhas náuticas e, claro, todas as vantagens da uniformização operacional da família Airbus.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This