A Airbus realizou hoje o primeiro voo da versão de longo alcance do A321neo, nomeada pela empresa como A321LR (Long Range).

O primeiro voo da aeronave durou cerca de 2 horas e 36 minutos, com decolagem realizada a partir de Hamburgo, na Alemanha. Na aeronave foram dois pilotos de testes e três engenheiros da empresa, estes para averiguar o correto funcionamento dos sistemas da aeronave.

Durante o voo, a equipe testou os controles de voo da aeronave, os motores e os sistemas principais, incluindo as proteções do envelope de voo do fly-by-wire, tanto em alta como em baixa velocidade.

A aeronave passará por mais de 100 horas de teste, e se aproveitará da certificação anterior do A321neo para completar os requisitos restantes. A Airbus afirmou que nesse período o avião realizará voos transatlânticos, para certificar também o modelo como ETOPS 180, visto que o foco dessa aeronave será em voos da costa leste dos Estados Unidos para a Europa.

A expectativa é obter a certificação no segundo semestre de 2018.

O novo A321neo LR também combina outras alterações, como o maior peso de decolagem (MTOW), que passou para 97000 kg. A instalação de um terceiro tanque de combustível do centro adicional (ACT) permitiu aumentar o alcance para 7400 km, combinado com o econômico motor CFM Leap-1A, que junto de outras atualizações oferece até 20% a mais de economia de combustível em comparação com a geração anterior.

Essa versão também recebe a atualização ACF (Airbus Cabin Flex), que disponibiliza uma maior capacidade de assentos, passando de 220 para até 240 assentos em classe única. Veja mais sobre a atualização ACF Clicando Aqui.

A fuselagem trás na sua pintura o destaque da possibilidade de ligação de Nova York com Paris usando o A321neo. Várias companhias aéreas Low Cost da Europa já anunciaram que vão usar essa versão (A321neo LR) para fazer voos transatlânticos.

A atualização ACF será disponibilizada de série, já o cliente poderá optar pelas alterações da atualização LR para aumentar o alcance da aeronave, com um custo extra aplicado por aeronave.

Até o momento a Airbus tem 1900 encomendas para o A321neo, sem especificar quantos clientes pediram a versão LR.

This post is available in: pt-brPortuguês