A Airbus entregou na última sexta-feira o 50º avião da família A320 produzido nos Estados Unidos, na linha de montagem da fabricante em Mobile, no Alabama. Essa aeronave entregue é um Airbus A321 que agora será da Delta Airlines.

Esse marco aconteceu quase dois anos após a Airbus fazer a primeira entrega de uma aeronave produzida neste local, uma celebração aconteceu com a presença do presidente da Airbus nas Americas, Allan McArtor, e membros da Delta Airlines.

Atualmente a Airbus dos Estados Unidos trabalha para fabricar aeronaves da família A320 com destino às companhias aéreas norte-americanas, como a Jetblue, American Airlines e a Delta. O primeiro A321 produzido nos Estados Unidos foi apresentado no dia 28 de fevereiro de 2016, essa aeronave já está operando na frota da Jetblue.

O local tem capacidade para fabricar até 4 aeronaves da família A320 por mês.

Atualmente a linha de fabricação e montagem da Airbus nos EUA trabalha com 220 engenheiros para a fabricação de aviões e suporte em solo americano, isso é bem mais do que a previsão da Airbus ao abrir suas operações nos EUA, anteriormente a empresa pensou em contratar 150 engenheiros. O foco inicial era fazer partes da cabine do A350XWB, porém o projeto evoluiu inclusive para uma linha de montagem.

This post is available in: pt-brPortuguês