A Airbus entregou hoje o primeiro A321neo com a nova configuração ACF, que permite acomodar até 240 passageiros no interior da aeronave, um acréscimo de 20 passageiros em comparação com o design anterior.

A companhia responsável por receber essa aeronave foi a Turkish Airlines, que optou por configurar o avião com 20 assentos na Business Class e 162 na Economy. Um interior bem confortável para o novo porte do avião.

O A321neo ACF, com sua maior capacidade de assentos permite ter um custo até 20% menor por passageiro em comparação com o A321ceo, a geração antiga desse avião.

Até o final de 2018 a Airbus planeja lançar mais uma atualização para o A321neo, a versão LR, com maior capacidade de combustível e alcance de até 7400 km. Essa versão será baseada no A321 ACF.

Essa configuração de portas será padrão para as aeronaves fabricadas após 2020.

 

Modificações

Para fabricar um A321neo com maior capacidade de passageiros a Airbus fez algumas modificações no projeto. Anteriormente com duas portas comuns (de embarque e desembarque) à frente da asa, agora o A321neo só terá uma porta na parte frontal da aeronave, a outra foi substituída por uma janela de emergência acima da asa, que ocupa menor espaço internamente.

A terceira porta da aeronave, que agora é a segunda, foi movida ainda mais para a parte traseira, para não ficar tão próxima da saída de emergência das asas. Ela também ocupa menor espaço interno e pode ser desativada, ao custo da criação de outra saída de emergência na asa, totalizando duas.

Foto – Airbus

A parte traseira da aeronave, perto dos banheiros e da galley, agora tem o conceito Space Flex incorporado, que diminui o espaço do arranjo traseiro, e consequentemente da galley e dos banheiros. A Airbus já usa esse conceito no A320neo para conseguir atingir a capacidade de 189 passageiros.

Isso também pode explicar porque a Airbus entregou poucas unidades do A321neo até o momento, mesmo com muitas encomendas e boa capacidade de produção. O primeiro avião recebido pela Virgin America, e também o primeiro A321neo entregue no mundo, ainda tem o tradicional arranjo de portas do atual A321ceo.

 

Fabricação da fuselagem

Montagem de Aeronaves da família A320 no Alabama – EUA. Foto – Airbus

Talvez você já pensou na quantidade de variáveis que a Airbus criou somente para oferecer um A321neo com 240 assentos, porém quem fabrica a fuselagem do A321neo é a empresa Premium Aerotec, que já entrega em forma de seções para a Airbus, responsável por realizar a montagem final.

Ela também é a responsável por revisar a fuselagem e ver se é possível incorporar os conceitos da Airbus, estruturalmente falando, já que a retirada de uma porta e a abertura de outras pode gerar falhas estruturais em algumas seções da fuselagem, que agora são submetidas à esforços maiores.

As três seções foram entregues em junho de 2017, na planta de fabricação de Nordenham, na Alemanha.

 

Nova classificação de segurança

Depois de construir essa aeronave a Airbus precisa certificar ela para as diversas situações de emergência que podem acontecer durante o voo, como por exemplo a evacuação de passageiros, já que a aeronave tem uma nova configuração de portas, a fabricante europeia precisa garantir que consegue retirar 240 pessoas em 90 segundos.

A Airbus também assumiu que colocará escorregadores de emergência com maior largura, que permite uma evacuação mais ágil e fácil, em situações de emergência. O mesmo foi incorporado no A321neo.

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