A Airbus entregou no dia 1º de fevereiro, no seu Delivery Center em Tianjin, na China, o 8000º avião da família A320. 

A companhia responsável por esse marco é a Air China, que aceitou receber um A320neo equipado com motores Pratt & Whitney PW1100G, o número de série da aeronave é o MSN8000, e sua matrícula B-1068.

A fabricante pouco divulgou tal meta atingida pela empresa. A aeronave também não carrega nenhum detalhe especial sobre o seu número de série.

A primeira entrega do A320 foi realizada na década de 80, quando em março de 1988 a Air France recebeu um A320-100 (sem as wingtips) equipado com motores CFM56.

A aeronave foi marcada por um grande sucesso de vendas desde o início do século, ultrapassando as gerações NG e MAX do Boeing 737 em número encomendas, e liderando 60% do mercado entre 150 a 240 assentos.

No Brasil a TAM, hoje Latam Brasil, foi responsável por receber a 4000ª unidade produzida da família A320, em agosto de 2009. A aeronave em questão é um A319, de matrícula PT-TMA, que opera até hoje na frota da companhia.

Em 2010 o A320 ganhou uma nova geração, a neo, que só voou pela primeira vez em 2014. Saiba mais da história do Airbus A320 Clicando Aqui.

Atualmente a Airbus tem capacidade para produzir mais de 52 aeronaves da família A320 por mês, em quatro linhas de produção, sendo duas na Europa (Toulouse e Hamburgo), uma na China (Tianjin) e outra nos EUA (Mobile).

De 8000 aeronaves, cerca de 36% foram inicialmente para companhias na região da Ásia-Pacífico.

 

This post is available in: pt-brPortuguês