A montagem final do A330-800, o mais novo membro da família A330neo, já foi iniciada e está dentro do cronograma para o primeiro voo programado para meados de 2018.

O A330-800 complementa o A330-900, o maior membro da Família A330neo. Com o Peso Máximo de Decolagem (MTOW) de 242 toneladas como variante básica, o A330-800 pode operar em rotas de até 12000 km, com a variante recentemente lançada de MTOW de 251 toneladas, a aeronave pode operar em rotas de ultralongo percurso de até 13100 km.

Juntas, as variantes do A330neo fazem parte da família abrangente , oferecendo de 260 a mais de 360 ​​assentos, incluindo os A350XWB.

Juntamente com o grande A330-900 de 300 assentos, eles possuem uma uniformização de 99%, tendo a mesma célula, motores e uma qualificação comum de tripulação. Isso proporciona aos operadores uma grande flexibilidade para usar qualquer uma das aeronaves em sua frota, conforme as necessidades da rede em termos de tamanho e autonomia. Ambas as aeronaves de fuselagem larga incorporam novos motores Rolls-Royce Trent 7000, em uma nacele sem emendas, suportes do motor de titânio, novas asas e a nova cabine de passageiros Airspace by Airbus.

As novas características mais visíveis das asas do A330neo são os Sharklets curvos de ponta de asa especialmente desenvolvidos com base na tecnologia do A350 XWB, que ampliam a envergadura para 64 m, proporcionando novas características de aerodinâmica.

COMPARTILHAR