Aeronaves News

Airbus testa A350XWB em condições extremas de pouso

Nesta semana a Airbus realizou um teste bastante complicado para o A350XWB, no Stornoway Airport que fica localizado no Reino Unido, o A350 enfrentou todo o tipo possível de crosswind, ou vento cruzado. Uma tripulação da Airbus usou um avião de testes para enfrentar essas condições na Ilha, e até surpreendeu a todos, esse aeroporto é comumente usado por aviões menores.

O curto vídeo abaixo mostra uma das aproximações do A350 em Stornoway, porém a aeronave fez uma série de pousos, decolagens e arremetidas no aeroporto. A Airbus afirmou em nota para a BBC Inglesa, “Exercícios de treinamentos semelhantes aconteceram em Stornoway no passado, com uma série de aeronaves.”

a350cross

Portanto podemos aferir que Stornoway é o aeroporto preferido da Airbus para realizar esse tipo de testes com crosswind, assim como outras fabricantes realizam testes específicos em certos aeroportos, que oferecem as condições ideais para certificar uma aeronave. A Boeing, por exemplo, realizou testes na Bolívia com o 737 MAX para averiguar o desempenho da aeronave em locais de alta altitude.

Pousar com vento cruzado é uma operação difícil e requer muita atenção do piloto, a fabricante entrega e certifica a aeronave com um limite técnico para operação comercial, acima disso a fabricante não recomenda o piloto prosseguir com o pouso. Por isso a importância da Airbus saber o real limite do A350XWB para pouso com vento cruzado.

 

Veja o vídeo abaixo publicado pela BBC no Facebook:

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This