Está chegando o momento do McDonnell Douglas MD-80 se despedir da frota da American Airlines, a companhia definiu 2019 como o último ano para essa aeronave em sua frota.

O MD-80 foi durante muito tempo um dos principais aviões nos voos domésticos dos Estados Unidos, quando a Boeing não tinha nada comparável em tamanho e o 727 era muito antiquado e “gastão” para cumprir esses voos curtos. Desde a década de 1980 até o início dos anos 2000 esse foi um dos principais da frota da American Airlines.



Para ter noção, o pico da frota de MD-80 e -90 nos Estados Unidos foi atingido em 2000, com 683 aeronaves em operação. Só na American Airlines 362 desses operavam em sua frota em 2001, quando depois do pico, a frota foi diminuindo gradualmente, até registrar 45 aviões nos dias atuais.

Nos EUA o MD-80/90 só perdia para o Boeing 737, durante seu período de domínio, e mesmo dessa forma por uma vantagem pequena, que poderia ser descontada se a McDonnell Douglas não tivesse caído em uma crise financeira. Por lá a American foi a primeira grande companhia que firmou um contrato para encomendar o MD-80, mesmo assim com grandes ressalvas, visto que ela firmou um acordo de leasing que permitia devolver a aeronave após cinco anos de uso sem penalidade, ou antes com uma taxa de cancelamento baixa.

Inicialmente o MD-80 substituiria o Boeing 727 na frota da American Airlines, com capacidade semelhante, o avião da McDonnell Douglas conseguia ser 37% mais eficiente, em comparação com o concorrente de geração anterior. No final ela usou os aviões para expandir seus voos, ao encomendar 137 aviões dessa família, enquanto continuava operando com o 727 para destinos secundários.

Mas os últimos dias do MD-80 na frota da American Airlines estão contado, em 30 de outubro a companhia fechou uma base de pilotos em St. Louis, devido à aposentadoria deste avião, essa base era derivada da Trans World Airlines, quando a American Airlines incorporou a companhia em 2001, mesmo ano que sua frota atingiu um pico.

Em 2016 a American Airlines retirou 20 MD-80 da sua frota em somente um dia.

Na frota da American Airlines os aviões da linha MD-80 serão substituídos pelos 737-800 NG, enquanto a American trabalha para substituir os 737-800 NG pelos 737 MAX 8. Dessa forma a companhia vai trabalhar com uma hierarquia dentro da sua frota.

O MD-80 deriva do DC-9, originalmente lançado pela Douglas em 1965, para concorrer com o 737-200 (Classic). Apelidado de Mad Dog, o MD-80 foi bastante modernizado para entrar no mercado na década de 80, ele é capaz de fazer pousos com o ILS CAT III ativado e também realizar procedimentos RNAV.

 

*O MD-80, citado pelo editor acima, se trata de uma família de aeronaves, atualmente a American Airlines opera com o MD-82 e 83, mas o editor optou por compactar tudo como MD-80 para facilitar a leitura. Quando citamos MD-80 podemos se referir à família MD-80, a qual a American já operou muitas das aeronaves, ou também aos últimos aviões que restam em sua frota, da linha MD-82/83.

Via – FlightGlobal