Depois de 44 anos de serviços prestados para a FAB (Força Aérea Boliviana), foi aposentado o Canadair T-33 Silver Star. A aeronave era usada no treinamento avançado e pata ataques leve pela Força Aérea da Bolívia.

Aposentadoria da aeronave contou com uma cerimônia no qual o Comandante da FAB liderou uma esquadrilha de cinco T-33 (ele e mais cinco pilotos) participaram da cerimônia para o T-33, tal aeronave foi responsável pela formação de dezenas pilotos e com certeza teve uma importante contribuição para a força.

O T-33 foi uma aeronave muito usada por forças aéreas aqui da América do Sul, países como o Chile, México, Cuba, Colômbia, Peru, Equador e até o Brasil utilizaram a aeronave para fins de treino avançado, o jato feito pela Lockheed, ganhou mercado fora da América do Sul, que é o caso da Força Aérea Canadense que também adquiriu o Silver Star.

A Força Aérea da Bolívia conta ainda com algumas unidades do jato de fabricação chinesa K-8 Karakorum que fazem parte da defesa aérea do país sul-americano. Segundo boatos a FAB estaria interessada no jato argentino Pampa III, que seria uma boa opção para substituir o americano T-33 e ainda poderia cumprir missões de ataques leve.

COMPARTILHAR