Após uma tentativa falhada de aproximação da Estação Espacial Internacional (ISS), a cápsula Dragon da SpaceX conseguiu acoplar com sucesso no módulo Harmony nesta quinta-feira (23/02). A espaçonave cargueira foi lançada no domingo por um foguete Falcon 9 a partir de uma plataforma histórica da Kennedy Space Center pela SpaceX.

A primeira tentativa falhou porque os computadores da cápsula reconheceram um valor nos dados de navegação sobre a localização do Dragon em relação à ISS. Os controladores de voo da SpaceX imediatamente começaram a planejar uma segunda tentativa de encontro na quinta-feira, 23 de fevereiro.

A cápsula carrega cerca de 2300 kg em suprimentos e alimentos para a ISS, inclui equipamento científico para mais de 250 experimentos na estação, disseram funcionários da Nasa. Ela irá retornar para a Terra daqui a quatro semanas para levar de volta experimentos da ISS e materiais não utilizáveis. 

Cápsulas que estão na ISS neste momento. Foto – NASA

Cerca de 24 horas depois a cápsula Progress M-66, da Rússia, também chegou na ISS com mais 3 toneladas em suprimentos, equipamentos e alimentos para os astronautas. A Progress M-66 foi lançada na quarta-feira, 22 de fevereiro, do Cazaquistão.

 

This post is available in: pt-brPortuguês