Em um acordo assinado entre os EUA e a Arábia Saudita, acordos esses voltados para a área de defesa, a Arábia Saudita mostrou bastante interesse em adquirir diversos aparelhos militares da fabricante norte-americana Lockheed Martin, entre vários estão sistemas de defesa aérea e de mísseis, navios militares e aeronaves táticas. Ao todo o investimento gira entorno de US$ 28 bilhões em produtos da fabricante americana.

Um dos mais importantes é a montagem de 150 helicópteros S-70 Black Hawk na Arábia Saudita. O ganho com esse programa seria válido para ambos países, só dos EUA seriam mais de 450 empregos e outros 450 empregos no Reino Árabe, o acordo além de reafirmar a parceria de longa dada no setor de defesa entre as nações, inclui também transferências de tecnologia para a Arábia Saudita.



As vantagens são grandes pois esse acordo reforça o programa Vision 2030 da Arábia Saudita, criando empregos e desenvolvendo atividades locais no reino árabe.

A cooperação entre as duas nações terá mentes de ambos os lados trabalhando em conjunto para o maior aperfeiçoamento dos itens do acordo assinado, este acordo ajudará esse grande parceiro dos EUA em avançar as próprias criações e conquistas no setor militar, com tecnologia própria no futuro.

Para a Lockheed Martin, a expectativa é grande e otimista para o programa e o acordo assinado entre as nações, tanto para fortalecer o número de empregos, bem como garantir a soberania na região.

Da mesma força que Israel é um grande aliado norte americano a Arábia Saudita tem sua importância dentro dos interesses dos EUA, a localização estratégica do país, sua riquíssima rede de petróleo, são alguns exemplos que reforçam o laço de amizade entre as duas nações, e mais do que isso, é importante para os EUA terem um aliado em uma região que a nação mais poderosa do mundo tem inimigos, nada melhor do que assinar grandes acordos militares com o país aliado.