Uma americana agora é responsável pelo título de maior tempo no espaço por um humano, a astronauta Peggy Whitson, que tem 57 anos, conseguiu atingir a marca de 534 dias no espaço e bateu o recorde que anteriormente era de Jeff Williams, que também é um astronauta norte-americano. Peggy também é a mulher que mais tempo ficou no espaço, além da mulher que mais trabalhou fora da Estação Espacial Internacional, em caminhadas espaciais.

A primeira viagem de Peggy para o espaço foi em 2002, nessa época já existia a Estação Espacial Internacional (ISS), naquela época ela ficou 184 dias no espaço, um período equivalente a 6 meses, o transporte foi realizado com o Space Shuttle Endeavour naquela época.

Agora Peggy Whitson deve passar mais de 650 dias em órbita da Terra, na ISS. Ela retornará da expedição 50/51 ainda neste ano, porém não conseguirá bater o recorde de maior tempo no espaço, que atualmente pertence ao cosmonauta russo Gennady Ivanovich Padalka, com 879 em órbita da Terra, porém o cosmonauta realizou esse feito na MIR.

Foto – NASA

Esse tempo todo no espaço, de novembro de 2016 até setembro de 2017, servirá para a Nasa estudar como o organismo humano se comporta em ambientes de microgravidade. Além disso para que os astronautas aprendam a viver em ambientes com condições contrárias as da Terra. A Nasa planeja enviar humanos para Marte na década de 2030, enquanto a SpaceX espera realizar o mesmo feito já na próxima década.

Em 2015 a NASA enviou Scott Kelly para vivenciar quase um ano na ISS, onde ficou 340 dias. Um dos motivos era seu irmão gêmeo idêntico, onde seria possível estudar um ser humano na Terra enquanto outro presenciava um ambiente de microgravidade. Scott passou por uma extensa bateria de exames para comprovar os efeitos de uma longa permanência no espaço, junto com seu irmão que foi avaliado por estar o tempo todo na Terra. A NASA espera concluir a pesquisa em até 6 anos, ela será a base para uma missão com destino a Marte.

O presidente norte-americano, Donald Trump, aproveitou para conversar com a astronauta, que falou diretamente da ISS e transmitida ao vivo pela Nasa. Trump parabenizou o feito e fez várias perguntas sobre pesquisas no espaço, além de oportunidades e aplicações das pesquisas. O presidente também fez uma brincadeira e perguntou quando eles estariam prontos para ir a Marte.

This post is available in: pt-brPortuguês