A astronauta comandante da expedição 51, Peggy Whitson, e o engenheiro de voo Jack Fischer, todos os dois da NASA, terminaram sua caminhada no espaço nesta sexta-feira,  às 13h21 no horário EDT. Durante a caminhada espacial, que durou pouco mais de quatro horas, os dois astronautas substituíram com sucesso uma grande caixa de aviônicos da ISS, que é responsável por fornecer eletricidade e transmitir dados ao local onde se situa os experimentos científicos.

Astronauta Peggy Whitson durante caminhada espacial. Foto – NASA

Os astronautas também concluíram tarefas adicionais para instalar um conector que encaminhe dados para o Espectrômetro Magnético Alfa , além de reparar o isolamento no ponto de conexão do braço robótico japonês e instalar uma proteção no adaptador de acoplamento pressurizado de nº 3, este adaptador é localizado na porta de encaixe internacional, onde chegarão espaçonaves tripuladas, como a CST-100 da Boeing, operando pela NASA.



Space Shuttle Endeavour juntando os dois módulos na missão STS-88. Foto – NASA

Essa é a 200ª missão que exigiu uma caminhada espacial ao redor da Estação Espacial Internacional (ISS), todas essas missões somam 1247 horas e 55 minutos de trabalho fora da estação. A primeira caminhada foi realizada em 7 de dezembro de 1998 pelos astronautas da NASA Jerry Ross e Jim Newman, durante a missão STS-88 que teve como base o Ônibus Espacial Endeavour, na época os astronautas anexaram o módulo russo Zarya e o módulo US Unity, os dois primeiros que deram início à ISS.

 

Toda a missão foi transmitida ao vivo pela NASA, através das suas redes sociais e da NASA TV, em seu site. Confira abaixo o vídeo ao vivo: