A Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional homenageou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado em 23 de outubro, e foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. “Este evento relembra também o feito de Santos Dumont que, em 23 de outubro de 1906, voou, pela primeira vez na história, com um aparelho mais pesado que o ar”, afirmou.

Mais de um século depois desse marco histórico, o Capitão José Ananias realizou um sonho de infância ao ingressar na Academia da Força Aérea (AFA) em 2004 e, posteriormente, tornar-se aviador. “Depois de formado, tive a oportunidade de fazer algumas missões reais, ajudando populações mais distantes na Amazônia, além de operações de resgate e de apoio à seca, entre outras”, ressaltou.

O Tenente Vitor Kalil, como aviador, também realizou diversas missões importantes. “Eu já participei do transporte de órgãos e, para mim, é muito emocionante ver que a gente está ajudando a salvar vidas”, enfatizou.

Durante a solenidade, a nova Bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional e da salva de 21 tiros de canhão, dada pela Bateria do 32º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro. Em seguida, a bandeira antiga foi arriada ao som do Hino da Bandeira. No final, a tropa, composta por sete grupamentos, realizou o desfile militar.

A substituição da bandeira ocorre no primeiro domingo de cada mês desde 1973, com o objetivo de despertar e incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais. Há um revezamento entre as três Forças Armadas, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Desta vez, a cerimônia foi de responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB), sob comando do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

“Nós, este ano, fizemos um evento mais simplificado, mais cívico-militar, convocando toda a sociedade brasiliense”, explicou o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita.

 

 

Via – Força Aérea Brasileira

COMPARTILHAR