Militar Não categorizado News

AVIC promove caça de 5ª geração na Dubai Air Show

FC-31_model

A AVIC, uma indústria estatal chinesa do setor aeroespacial, surpreendeu a todos na Dubai Air Show de 2015 apresentando sua nova proposta para um caça de 5ª geração multi-missão, por enquanto chamado de FC-31. Esse caça faria a frente do projeto J-31 que está sendo realizado pela Shenyang e que fez seu primeiro voo em 2012, apesar disso não há muitos detalhes dessa aeronave que se assemelha com o americano F-35C.

Diferente do J-31, o FC-31 é um irmão maior, páreo para ser colocado lado a lado com o F-22, de acordo com a AVIC. Essa aeronave teria uma capacidade para um compartimento de armas interno que pode levar mais de quatro munições. Carga total de armamento é 8 mil kg , dos quais 2 mil kg pode ser carregada na parte interna da aeronave. O Raio de combate com armas internas é de 1.200 km, e peso máximo de decolagem é 55 mil kg, bem acima do MTOW do F-22.

1-ZbLKw_D0qgJXi5ME7thSeA

Ao contrário do armamento, pouco foi revelado em relação a sensores, computador de bordo e radares, o que fecha mais ainda o projeto para um uso interno da China. Apesar disso eles estimam que seja possível realizar o primeiro voo em 2019 e colocar em operação já em 2022, podendo atingir seu pico de serviço a partir do terceiro ano de implementação, tudo a depender ainda das unidades vendidas. Na feira foi demonstrado um vídeo produzido via animação 3D e maquetes da aeronave, além de não ser divulgado quase nada em relação aos seus sistemas, a empresa também se negou a compartilhar informações sobre números de desempenho nas situações de voo.

A AVIC espera encontrar um possível cliente de lançamento, já está quase claro para o mercado que há uma grande chance de ser a Força Aérea Chinesa, mas para conseguir agradar outros países do oriente eles anunciaram que as configurações quanto a sistemas de voo e armas pode mudar de país para país, adequando assim a sua operação de acordo com as necessidades do cliente. Já está quase estabelecido também que o motor à equipar a aeronave será o de fabricação Russa, Klimov RD-93, que também equipa o Mig-29, uma aeronave com peso semelhante ao FC-31.

About the author

Pedro Viana

Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This