Sem uma divulgação oficial sobre os planos da Azul Linhas Aéreas para 2018, a equipe do portal Aeroflap entrou em contato com a companhia para saber um pouco mais sobre a perspectiva de crescimento para esse ano.

Confira tudo nas listagens abaixo, separadas por assunto.



 

Frota – Aeronaves

A Azul planeja terminar 2018 com 129 aeronaves na frota, atualmente a companhia dispõe de 127. Mesmo com esse pequeno aumento de 2 aviões, no final isso representará um número bem superior de assentos.

A companhia vai terminar o ano com 35 aviões do modelo ATR 72-600 na frota, representando uma diminuição de 3 aeronaves. Ao mesmo tempo a Azul não vai mexer nos 69 aviões do modelo Embraer E-Jet.

Foto – Azul/Divulgação

O maior saldo é resultado de adições das aeronaves Airbus A330 e A320neo na frota da companhia. Focando em novos voos internacionais a Azul planeja terminar 2018 com 8 aviões do modelo Airbus A330 na sua frota, isso representa uma aeronave a mais, em relação ao número atual de aviões.

Assim como planejado pela companhia em 2017, a Azul planeja incorporar mais 5 aviões do modelo A320neo em sua frota, e terminar o ano com 17 deles. Um detalhe é que a Azul terminou 2017 com 12 aviões A320neo em sua frota, com dois aviões além das previsões iniciais, fruto do aumento repentino de demanda no mercado de aviação.

PR-YRO em testes antes da entrega. Foto – Eurospot

Mais um A320neo da Azul estará a caminho do Brasil em breve, ele já está totalmente montado em Toulouse. A aeronave de matrícula PR-YRO fez seu primeiro voo no dia 12 de janeiro.

O A330 que será adicionado deverá ser um A330neo, visto que a companhia anunciou a entrega de uma aeronave desse tipo no último trimestre deste ano.

 ATR 72-600 Embraer E-JetAirbus A320neoAirbus A330 
Atual3869127 
Final de 20183569178 

 

Contratação de tripulantes

* Os número apresentados abaixo são previstos.

No primeiro semestre a Azul planeja contratar de 120 pessoas com deficiência, para vagas administrativas, nos aeroportos e no call center. Veja mais sobre isso Clicando Aqui.

Com mais aeronaves na frota, e de maior porte, a Azul precisará fazer algumas modificações básicas em sua equipe de Tripulantes ao longo de 2018.

E a notícia é boa para quem planeja se inserir no mercado. A companhia prevê contratar 130 comandantes e 250 co-pilotos. 

Além disso, devido ao maior número de aeronaves de maior porte, a Azul vai promover outros 412 pilotos em 2018, contabilizando os que estão em cargo de comandante e co-piloto.

A Azul ainda vai abrir processos seletivos ao longo de 2018. A empresa exige os seguintes requisitos para participar do processo seletivo de co-piloto:

  • CCT PLA – PLA Teórico;
  • CMA de 1ª classe (PLA) Brasileiro;
  • Licença PC/ IFR/ MULTI;
  • Nível ICAO 4 ou superior;
  • Requisito mínimo obrigatório – 500 horas de voo;
  • Treinamento em simulador de avião a Jato (Jet Training);

Opcionais:

  • Faculdade de Ciências Aeronáuticas é uma vantagem (opcional);
  • Passaporte e visto americano com validade acima de 6 meses (opcional).

 

Novos destinos internacionais

A Azul vai inaugurar algumas operações este ano a partir do Recife, são elas: Recife-Rosário, Recife-Córdoba, Recife-Fort Lauderdale.

A Azul disse que também tem intenção de operar voos entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra, mas essa rota ainda está em fase de aprovação pelas autoridades competentes.

A Azul não declarou se planeja reforçar seus voos internacionais a partir do Aeroporto de Viracopos.

 

OBS – Os dados apresentados acima são uma previsão da Azul, e podem sofrer alterações ao longo de 2018.