A Ala 1, em Brasília (DF), promoveu o tradicional evento Portões Abertos, neste domingo (03/09). Mais de 70 mil pessoas tiveram a oportunidade de ver mais de perto as atividades realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB). A programação contou com exposição de aeronaves, equipamentos militares e carros antigos; demonstrações aéreas; paraquedismo; apresentação da banda Clave da FAB.

Como destaque do evento, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça emocionou o público, a apresentação começou às 16h, com a clássica marcha dos pilotos até suas aeronaves, sendo auxiliados pelos “Anjos da Guarda”. O display de demonstrações ocorreu na pista 11L-29R do aeroporto, sendo limitado pelas operações na pista 11R-29L, mas mesmo assim a Esquadrilha fez uma apresentação no tempo completo.



Também presente ao Portões Abertos, José Carlos Amaral, servidor público, já viu a Esquadrilha da Fumaça outras vezes e fala da importância do evento. “É muito interessante a iniciativa da programação, é uma oportunidade de aproximar a população das Forças Armadas. E ainda nos proporcionam esse show impressionante da Fumaça”, comenta.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressalta a relevância da programação para a Instituição. “É importantíssimo divulgarmos a Força Aérea e todo mundo gosta de ver aviões. Então, quando realizamos um evento como esse, toda a população pode visitar e conhecer melhor nosso trabalho”, avalia.

Cockpit do Mirage 2000C, ex-caça da Força Aérea Brasileira.

Vale destacar ainda que o público doou alimentos que serão entregues em instituições sem fins lucrativos. Um dos doadores foi Rogério Maia, bancário, que destaca a relevância da ação. “Mesmo o evento sendo com entrada franca, doar é sempre importante. Sabemos que, por ser uma ação da FAB, os donativos vão para instituições que precisam”, afirma.

Neste ano o A-4 Skyhawk da Marinha Brasileira apareceu depois de anos sem estar presente em Brasília, o C-130 Hércules ficou posicionado em meio ao público. Ainda houve visitação gratuita ao cockpit do Mirage 2000C, ex-caça da FAB, e voos panorâmicos patrocinados por apoiadores do evento.

Air Tractor dos Bombeiros do Distrito Federal.

Um exposição de carros clássicos também foi destaque do evento, junto com os aviões dos Bombeiros do DF e da Polícia Federal, os helicópteros da PM do DF e do Detran DF também estavam expostos em uma área perto do hangar CAN-BR.

Como desfalque, em vista dos outros anos, estava a falta de um avião VC-2 (E190 Lineage) e a falta do avião presidencial, o ACJ319. O Boeing 767 da FAB, o KC-390 e a maquete em tamanho real do Gripen NG não estavam no evento.

Diversas cidades do País recebem programações como essa. Acompanhe as atualizações no site e nas redes sociais da FAB e fique por dentro.

 

Texto – Força Aérea Brasileira com trechos da Aeroflap

Confira mais fotos do evento na galeria abaixo: