Boeing 737 MAX fez seu Roll Out em Renton

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Hoje, terça-feira (08/12), ocorreu o Roll Out do primeiro Boeing 737 Max 8 equipado com motores CFM Leap-1B. A aeronave foi montada em Renton (Estado de Washington), uma linha de montagem da Boeing que já produziu 707, 727, 747 e 757, e hoje ela é dedicada ao modelo 737. A apresentação pública ocorreu 18 meses após o seu concorrente, o Airbus A320.

Ao contrário do lançamento do 787 Dreamliner, que foi testemunhado por 15 mil pessoas e com vídeo ao vivo transmitido em 40 países diferentes, o Roll Out do 737 Max só irá ser comemorado pelos funcionários da empresa e alguns clientes. O modelo é o primeiro de quatro aeronaves da frota de testes da família MAX, essa tem registro N870IQ junto a FAA.

“Hoje é uma longa série de marcos que nossa equipe tem conseguido com o tempo, trabalhando em conjunto, todos se comprometeram com os marcos que havia estabelecido para o programa, incluindo a junção da asa com a fuselagem, com a montagem na hora certa. Culminando com o Roll Out realizado no tempo previsto. Estou muito orgulhoso de todos “, disse Keith Leverkühn, vice-presidente e gerente geral, 737 MAX da Boeing Commercial Airplanes. Ele complementa, “Com o lançamento do novo 737 MAX a nossa equipe está defendendo um legado incrível, levando o 737 para o próximo nível de performance, semelhante aos concorrentes.”

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Um grande público acompanhou a apresentação do 737-MAX 8. Foto – Boeing

O Boeing 737 MAX é uma aeronave de nova geração da Boeing que incorpora motores CFM Leap 1B e promete ser até 25% mais econômica em relação ao 737NG, alcançando assim um valor 20% menor por assento. Os seus novos aviônicos são baseados em aeronaves de última geração da Boeing tais como o 787 e o 747-8, incorporando inovações em seus comandos como o fly-by-wire mas mantendo a mesma familiaridade do desenho de seu cockpit. Já em seu visual podemos encontrar novas asas, uma winglet dupla e motores com carenagem semelhante a do 787 mas mantendo as bochechas tão tradicionais.

“Nós estamos indo de acordo com o planejado, preparando para o primeiro voo do MAX 8 no início de 2016. Nós vamos voar baixo e lento no começo, para se certificar de que compreendemos as características de pilotagem , para se entender de que o projeto desenhado e calculado e o que vimos no túnel de vento estão corretos. ”

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Até o momento a Boeing recebeu 2955 encomendas fixas para a família 737-MAX, enquanto o A320neo, seu principal concorrente tem pedidos para mais de 4400 aeronaves. O planejamento da Boeing era vender 755 aeroanves desse modelo esse ano, porém até o momento só foram encomendadas 568. Seu principal concorrente, o A320neo, já fez seu Roll Out e foi certificado no final do mês passado pela FAA e EASA na versão equipada com motores da Pratt & Whitney, a primeira encomenda para a Qatar já segue em testes na fábrica e deve ser entregue em breve.

Em destaque motor LEAP, na pintura da fuselagem a bandeira das companhias que irá operar a aeronave no futuro.

Em destaque motor LEAP, na pintura da fuselagem a bandeira das companhias que irá operar a aeronave no futuro.

A Boeing estima que a aeronave faça seu primeiro voo no início de 2016, o prazo apertado é em virtude do cronograma de entregas que prevê a primeira aeronave operando em uma companhia aérea para o 3º trimestre de 2017, a companhia lançadora do modelo é a americana Southwest Airlines, que tem uma encomenda para mais de 200 737-MAX. No ano seguinte a Boeing aumentará a produção em Renton de 42 para 52 aeronaves por mês em 2018, enquanto a Airbus promete entregar 60 aeronaves A32xNeo/mês.

“A complexidade do MAX não é em relação as mudanças no próprio avião, mas sobre como você irá montar este novo avião em uma fábrica que produziu o atual 737NG por 19 anos agora”, disse Keith Leverkühn. Para isso a Boeing criou um sistema totalmente automatizado em suas duas linhas de montagem em Renton e na linha de fabricação da asa, adjacente aos 2 prédios que realizam a montagem do 737

Greg Batcher, chefe de fabricação da linha MAX, disse que atualmente 241 pessoas trabalham na linha de montagem final.  O Vice Presidente, Leverkühn, disse que a Boeing irá construir os primeiros aviões de forma relativamente lenta para entender todos os processos de montagem, mas, em seguida a produção crescerá rapidamente. O esperado é que a aeronave já esteja exposta na Farnborough Air Show, em julho de 2016.

A versão MAX irá suceder o 737 Next Generation(NG), que fez seu Roll Out pela primeira vez há 19 anos, em 1996.

 

Veja mais fotos do primeiro 737-MAX:

 

 

Essa matéria será atualizada no decorrer do dia…

 

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