A Boeing entregou hoje o primeiro 737  MAX 8, no Delivery Center de Seattle para a Malindo Air, uma companhia aérea da Malásia.

A companhia responsável por realizar o primeiro voo comercial com o 737 MAX 8 será a Batik Air Malaysia, que é um braço da Malindo Air. As operações já começam no dia 19 de maio, com um voo de Kuala Lumpur para Singapura, nomeado de OD803.

Foto – Boeing/Divulgação

“Este avião vai mudar o mercado de aviões de corredor único”, disse o presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Kevin McAllister. “O 737 MAX 8 é o melhor da sua classe, proporcionando desempenho e economia incomparáveis ​​para as companhias aéreas aérea.”

“Estamos empolgados em parceria com a Boeing para levar a entrega do primeiro Boeing 737 MAX do mundo”, disse Chandran Rama Muthy, CEO da Malindo Air. “A frota Boeing 737NG serviu bem à Malindo em seu crescimento e acreditamos que o 737 MAX se tornará a peça central de nossa frota. Esses novos aviões nos permitirão ir para outros destinos e terão um papel fundamental no fornecimento de tarifas aéreas mais baixas para nossos clientes “.

Cockpit do 737 MAX 8. Foto – Boeing/Leo Dejillas

A entrega estava anteriormente planejada para o dia 15 de maio, porém um pequeno atraso foi gerado devido ao problema relatado pela GE na turbina de baixa pressão em alguns motores LEAP-1B, a Boeing paralisou os voos de testes por dois dias, porém retomou logo após uma inspeção do motor em solo. A entrega para a Malindo Air continuou marcada para maio, porém sem data fixa.

O 737 MAX 8 anteriormente teria as suas operações iniciadas pela Norwegian, que já fixou datas para os voos transatlânticos com a aeronave a partir de junho deste ano, expandindo os serviços em julho, porém a Malindo Air anunciou que iria começar as operações com a aeronave já em maio. A Southwest preferiu iniciar as operações com o 737 MAX em outubro deste ano, após colaborar com a Boeing no programa de testes do 737 MAX 8, em 2016.

 

Programa de testes e alterações

Foto – Divulgação/Boeing

O 737 MAX 8, da Boeing, recebeu sua certificação de tipo em março deste ano, após um programa de testes em voo que durou cerca de 15 meses. A Boeing relatou que as entregas seriam iniciadas em maio, sendo a Southwest a primeira companhia aérea marcada para receber a aeronave, apesar que isso já mudou e agora será a Batik Air.

A nova geração MAX representa uma extensa série de alterações realizadas pela Boeing na linha 737, alguns especialistas da área citam até mesmo com a mais extensa atualização já realizada entre as gerações do 737. A Boeing modificou os motores da aeronave, características da asa, expandiu o alcance, remodelou o cockpit para ficar similar ao 787, implementou válvulas de comando eletrônico, realizou melhorias para facilitar a manutenção da aeronave e economizar custos na produção, além de incorporar novas winglets, atualizar o software de voo e até mesmo a APU da aeronave.

Interior do 737 MAX. Foto – Boeing

As alterações no interior mantiveram a beleza da padronização Sky Interior, atualmente disponível para o 737 NG, e também permitiram aumentar a capacidade do 737 MAX 8 em até 11 assentos, criando a versão 737 MAX 200, direcionada para companhias aéreas Ultra Low Cost, bem como expandiu a capacidade para o 737 MAX 9.

 

Encomenda

A Lion Air, a companhia aérea principal da Malindo Air, comprou 201 aviões 737 MAX e 29 da geração anterior, o 737-900ER em 2011. O acordo fixado em US$ 21,7 bilhões, marcou a maior encomenda já recebida pela Boeing para aeronaves comerciais.

A Boieng já recebeu mais de 3700 encomendas para a família 737 MAX.

 

Infográfico e vídeo da aeronave

 

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