Hoje houve uma reunião em Estocolmo com os ministros Raul Jungmann, que cuida da parte de Defesa do Brasil, e o Peter Hultqvist, ministro de Defesa da Suécia. O motivo da reunião foi a definição de pautas em colaboração entre o Brasil e a Suécia na área de Defesa, como no programa do Gripen NG e outros.

Estamos avançando na parceria entre o Brasil e a Suécia. E o Gripen NG é uma colaboração importante, pois permitirá que o Brasil tenha autonomia para construir aviões de caça no futuro”, disse o ministro Raul Jungmann.

A parceria entre o Brasil e a Suécia levou ao desenvolvimento do Gripen E/NG pelos dois países, mais de 350 engenheiros do Brasil já foram para as instalações da Saab na Suécia para receber o treinamento sobre o caça Gripen NG. A parceria também contempla a produção de algumas unidades da aeronave no Brasil, uma unidade de desenvolvimento do caça e a aplicação de tecnologias próprias.

A grande pauta do dia foi a colaboração da Suécia no programa do Embraer KC-390, com a compra de 5 aeronaves quase finalizada por Portugal, o intuito do ministro é convencer os suecos sobre o projeto do transportados militar brasileiro, incluído a grande tecnologia implementada na aeronave.

Cockpit do KC-390. Foto – Rockwell Collins/Reprodução

Para ajudar nesse ponto, uma unidade do KC-390 foi para a Suécia neste final de semana, a Saab também entrou recentemente no projeto do KC-390 para ajudar no desenvolvimento da aeronave. 

“O KC 390 é um projeto estratégico, prioritário para o Ministério da Defesa, e que foi concebido para atender às necessidades operacionais da FAB. Mas, também atenderá às necessidades de outras forças aéreas de países amigos”, disse Jungmann.

A Embraer fez uma demonstração do KC-390 na Base Aérea de Uppsala, com a presença do Ministro de Defesa do Brasil e da Suécia. Neste final de semana o Primeiro-Ministro Português também conheceu o KC-390, através de um voo entre Guarulhos e Rio de Janeiro.

 

Rei da Suécia

Recentemente o Rei da Suécia, Sr. Carl XVI Gustaf, visitou a unidade da Embraer em Gavião Peixoto para conhecer o KC-390. 

 

Via – Defesa Net

 

This post is available in: pt-brPortuguês