Um abate ar-ar aconteceu sobre o céu da Síria nesse domingo dia 18/06. O abate foi de um Boeing F/A-18 Super Hornet contra um caça da Força Aérea Síria, um Sukhoi SU-22. O principal motivo do ataque está ligado no ataque do SU-22 aos combatentes das Forças Democráticas Sírias cujo tem apoio dos EUA.

A confirmação do abate foi divulgada por autoridades militares dos EUA. Acredita-se que seja o primeiro e abate ar-ar dos EUA depois de um longo tempo. O fato se torna interessante não apenas pelo EUA estarem envolvidos, mas sim por ser um abate que não ocorre com grande frequência como acontece com os abates terra- ar.



O Super Hornet bem possivelmente decolou do porta aviões USS H.W Bush, único porta-aviões americano na região da Síria, a missão foi rápida, o Super Hornet decolou localizou o alvo e abateu, dizem os militares norte-americanos. 

O piloto do caça Sírio ainda não foi localizado, logo não se sabe se caiu junto com os destroços do caça ou se ejetou em algum ponto de controle dos combatentes contra o governo Sírio.