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Mas onde essa situação começou? Qual foi o segredo da Ryanair, e é realmente possível o fim das companhias low cost? O modelo Ryanair A companhia aérea foi fundada em 1985 por Liam Lonergan, Christy Ryan e pelo bilionário e filantropo irlandês Tony Ryan. [gallery size="large" columns="4" ids="31182,31183,31184,31200"] A Ryanair começou seus negócios com apenas um avião com capacidade para 15 pessoas que voava na rota entre o Aeroporto de Waterford, Irlanda do Sul e Gatwick, perto de Londres. Hoje, é uma das maiores companhias aéreas low cost do mundo e, em 2016, ultrapassou a companhia alemã Lufthansa em número de passageiros transportados, tornando-se a companhia número 1 da Europa. Um dos maiores pontos de vista de Ryan foi a escolha de Michael O'Leary, então um jovem gerente irlandês de apenas 30 anos, que em 1991 foi chamado a revisar os orçamentos da Ryanair como vice-presidente executivo da empresa. Promovido em 1994, O'Leary é o principal defensor do modelo low cost aplicado pela empresa irlandesa. [gallery columns="5" size="full" ids="31238,31239,31207,31240,31205"] Inspirado pela experiência da texana Southwest Airlines, a maior companhia aérea de baixo custo do mundo, O'Leary ampliou o modelo da empresa americana, reduzindo toda a "papelada" e introduzindo políticas comerciais que competem com as principais operadoras europeus. Na verdade, na década de 1990, as empresas emblemáticas, ainda amplamente estatais, dominavam o mercado do transporte aéreo de passageiros na Europa, mas eram influenciadas pelas políticas governamentais. [caption id="attachment_31206" align="alignleft" width="350"] Michael O’Leary, atual presidente da companhia[/caption] O'Leary conseguiu reduzir os custos operacionais da empresa, reduzindo os custos trabalhistas e também ao concluir acordos com agências de aluguel de carros e reservas de hotéis, para aumentar a venda de passagens e, acima de tudo, negociar tarifas aeroportuárias com as autoridades que administram os aeroporto onde operam as aeronaves da Ryanair. Esta última intuição provou ser particularmente bem sucedida, e alguns pequenos aeroportos até eliminaram impostos, de modo a aumentar o tráfego de passageiros e o emprego nesses aeroportos. A Ryanair passou assim a transportar mais de dois milhões de passageiros em 1995, quando realizou seu décimo aniversário, a pelo menos, 72 milhões de passageiros em 2010, superando os 117 milhões em 2016. [gallery columns="2" size="large" ids="31228,31229"] [caption id="attachment_31210" align="alignright" width="452"] Atual site da Ryanair, oferecendo voos a partir de €9,99[/caption] Outra novidade introduzida pela empresa foi a reserva online de voos, graças ao lançamento de seu site em 2000. As receitas publicitárias, as vendas diretas e as políticas de marketing de baixo custo contribuíram para a redução das tarifas oferecidas pela Ryanair . Mas o verdadeiro fator de sucesso para a empresa irlandesa foi provavelmente a liberalização do mercado aéreo que a União Européia queria. Graças à legislação comunitária sobre este assunto, as transportadoras aéreas nacionais foram substituídas por companhias aéreas "comunitárias", de modo que as empresas europeias do setor poderiam "fixar tarifas e acessar livremente todas as rotas dentro da União Europeia", sem a necessidade de permissões adicionais. Este novo princípio permitiu à Ryanair expandir seus horizontes geográficos e oferecer seu próprio modelo aos consumidores em toda a Europa. A empresa conseguiu negociar taxas rentáveis em várias áreas que não eram apreciadas pelas outras companhias e também aproveitar a oportunidade de operar a custos mais baixos do que seus concorrentes. [caption id="attachment_31221" align="alignright" width="401"] Centro de formaçao da Ryanair operada pela Crewlink em Hahn na Alemanha.[/caption] Outro fator a considerar no modelo de baixo custo da Ryanair são as condições de trabalho oferecidas pela companhia aos seus funcionários. Em primeiro lugar, deve-se notar que a empresa irlandesa teve a oportunidade de contratar trabalhadores qualificados, como os pilotos, a um preço menor do que seus concorrentes, aproveitando a crise das companhias aéreas nacionais que, devido às diversas dívidas, tiveram que desistir de seus funcionários. Além disso, a política da Ryanair prevê o contrato de apenas uma parte dos seus trabalhadores, e o restante, ou seja, a maioria de fato não são contratados pela empresa, mas através de agências intermediárias, e os pilotos trabalham por horas de voo. Nessas condições, deve ser adicionada a verdadeira aversão dos principais líderes da empresa para as organizações sindicais, e o CEO O'Leary disse até que "congelaria o inferno" antes que os sindicatos fossem bem-vindos na Ryanair. [caption id="attachment_31231" align="alignleft" width="351"] Frota da Ryanair composta por Boeing 737-800[/caption] A Ryanair também se beneficia de ter uma frota mais moderna de seus concorrentes. Os mais de 300 aviões Boeing 737 com os quais voa a frota irlandesa, consomem menos combustível e emitem menos gases poluentes, em comparação com os antigos modelos usados por outras empresas no mercado. Esta vantagem tecnológica também resultou em uma poupança. A Ryanair de fato, em 2014, gastou 2% menos do que seus concorrentes em combustíveis e é menos suscetível às multas pelas autoridades europeias no que diz a respeito de regras ambientais. A crise econômica e a consequente redução do poder de compra de milhões de consumidores na Europa, permitiram a afirmação definitiva do fenômeno da Ryanair e do transporte aéreo low-cost. O modelo "no frills", literalmente "sem frescura", aplicado por O'Leary e que não oferece refeições ou benefícios gratuitos para passageiros, e até mesmo acomodar mais um numero maior de assentos nos aviões, à custa da conveniência dos viajantes, foi recompensado por usuários que preferem viajar com um custo menor, em vez de se beneficiarem do conforto oferecido a um custo maior pelas empresas tradicionais. [gallery columns="1" size="full" ids="31223"] Qual é o risco da Ryanair? Na quinta-feira, 28 de setembro, a Civil Aviation Authority (CAA) Britânica anunciou que havia iniciado uma ação contra a Ryanair "por fornecer informações enganadoras aos passageiros" sobre seus direitos. Na carta de três páginas enviada pelo diretor executivo da CAA, Andrew Haines, para Julius Komorek, chefe do departamento jurídico da Ryanair, as autoridades solicitaram à empresa que enviasse um e-mail para centenas de milhares de passageiros cujos voos foram cancelados, oferecendo-lhes um assento em algum voo de outra empresa ou o reembolso das despesas. Conforme demonstrado pelo jornal britânico The Independent, a Ryanair inicialmente se recusou de oferecer essa opção, mas acabou concordando em cumprir o pedido da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido. O motivo desse caos foi a organização dos feriados e pausas dos pilotos, que trabalham para a empresa depois que a Irish Aviation Authority pediu à empresa que ajustasse seu ano de trabalho para o calendário gregoriano. A partir de 2018, o ano de trabalho será considerado de 1 de janeiro a 31 de dezembro, em oposição às datas atualmente utilizadas pela Ryanair, que vai de 1 de abril a 31 de março. Isso tudo à custa dos passageiros que já haviam reservado um voo da empresa, e especialmente aqueles que pretendiam viajar nas 34 rotas suspensas pela empresa durante a temporada de inverno, ou seja, de novembro de 2017 a março de 2018. A Ryanair corre o risco de ter que gastar milhões de euros em resgates e enfrentar ações legais, não só por parte dos controladores e funcionários do transporte aéreo europeu, mas também das associações de proteção ao consumidor. Além disso, os danos à imagem causados por esta situação colocam em risco a reputação da empresa, que agora pode perder milhões de passageiros e uma fatia substancial do mercado de transporte aéreo civil. A mesma ordem da CAA exorta os consumidores a considerar soluções alternativas ao viajar com a Ryanair, que em alguns casos estará na condição de ter que pagar seus concorrentes diretos, como a britânica low cost Easyjet, para transportar seus passageiros. As ações listadas na bolsa de Dublin fecharam o dia 29 de Setembro com queda de -4,72% e, a partir de 17 de setembro, quando anunciou o primeiro conjunto de cancelamentos, o valor capitalizado caiu de US$ 1,8 bilhão, chegando a pouco mais de US$ 24 bilhões. O preço de uma ação da Ryanair, em torno de 16 euros, ainda é 4 euros mais elevados do que um ano atrás. Se houver então um risco de falência, os acionistas nos mercados acionários ainda não estão envolvidos em operações de vendas. O que acontecerá com todo o setor? Na crise da Ryanair, as companhias aéreas europeias parecem ter respondido com políticas diferentes. Algumas empresas, como a British Airways no Reino Unido, começaram a aproveitar a situação dos voos cancelados, oferecendo aos passageiros reembolsados pela empresa irlandesa preços muito maiores que os aplicados pela Ryanair. Outras empresas, como a ex-companhia aérea irlandesa Aer Lingus, optaram por oferecer tarifas mais baratas nas rotas abandonadas pela Ryanair, simplesmente para ganhar mercado. Seja qual for a reação das grandes companhias aéreas que estiveram na concorrência da Ryanair nos últimos anos, a preocupação do consumidor agora é respeito ao destino deste modelo de business e seus preços baixos, que permitiram que milhões de pessoas viajassem em todo o continente. É possível que a estrutura de custos das companhias aéreas não permitirá que empresas como a Ryanair mantenham os preços tão baixos por tanto tempo. Esse modelo de low cost de fato baseia-se em condições especiais, criadas em parte pela decisão pública (a liberalização do mercado da aviação e a construção de pequenos aeroportos em áreas pouco desejadas pelas companhias de bandeira) e parcialmente exploradas pelo privado, como a possibilidade de empregar funcionários em grande parte não contratados através de vias totalmente legais. Uma vez que essas condições esgotarão, o modelo inteiro provavelmente não será mais sustentável. Porém em uma entrevista à Irish Independent, o escritor Pól Ó Conghaile, que já publicou vários livros sobre viagens, sustenta que as tarifas aéreas continuarão a diminuir, apesar da crise da Ryanair. Pól Ó Conghaile observa de fato como companhias de bandeira tradicionais, como a Air France e a Joon, por exemplo, estão empenhadas em lançar suas próprias operadoras de baixo custo. Até mesmo novas empresas estão aparecendo no mercado, como a IAG de propriedade da British Airways, que irá propor voos entre Barcelona e Nova York por um preço de US$ 99. Uma ideia como a de aplicar o modelo de negócio de low cost em rotas de longo curso, como os voos transatlânticos, já experimentados pela Norwegian Air, que oferece voos da Europa para os Estados Unidos US$ 100. Apesar da crise do transportador irlandês ter questionado a reputação deste método de negócios e expôs todos os seus defeitos e suscitou poucas controvérsias, é o próprio mercado e a demanda do consumidor que aconselha de não terminar antes do momento este modelo low cost. Embora a Ryanair sobreviva à crise que a mesma criou, seu exemplo se estabeleceu ao ponto de ser seguido até mesmo por seus antigos concorrentes. 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