A CFM International entregou os dois primeiros motores de produção para a Airbus no dia 2 de abril, dois dias antes do previsto. Esta entrega abre o caminho para a instalação na primeira aeronave destinada para um cliente e a entrada em serviço durante o segundo semestre de 2016. O nome do cliente que irá receber o primeiro A320neo equipado com motores CFM será divulgado posteriormente. A montagem final dos motores foi concluída na unidade da Snecma (Safran) em Villaroche, na França.

“É um dia de muito orgulho para nós”, disse Francois Bastin, vice-presidente executivo da CFM International. “A equipe tem feito um trabalho incrível para manter este programa no caminho certo. O motor continua a executar excepcionalmente bem os testes em voo e não podemos esperar para que os nossos clientes de companhias aéreas operem com esse motor em suas frotas. ”

O LEAP-1A voou pela primeira vez no Airbus A320neo em 19 de maio de 2015. O segundo Airbus A320neo foi adicionado ao programa de teste em setembro do ano passado e, em fevereiro de 2016, o motor LEAP foi o primeiro que equipou o novo A321neo . Até o momento, as três aeronaves têm registrado um total combinado de 285 voos e mais de 800 horas de testes em voo.

O LEAP-1A, que equipa o Airbus A319neo, A320neo e A321neo, apresenta as tecnologias mais avançadas da indústria de motores aeronáuticos, incluindo um novo tecido 3-D feito em carbono que revestem as pás do fan frontal; um sistema de rejeição de detritos na decolagem; Twin-Annular na câmara de combustão que inclui também os bicos injetores de combustível com uma nova tecnologia de pulso-sensor, compostos em cerâmica na matriz da turbina de alta pressão e alumineto de titânio (Ti-Al) em lâminas da turbina de baixa pressão.

O motor irá fornecer aos operadores com uma melhoria na casa dos dois dígitos no consumo de combustível e emissões de CO2, em comparação com o atual CFM 56-7B, juntamente a fabricante conseguiu reduções drásticas no ruído do motor e as emissões de gases de escape.

COMPARTILHAR