Espacial News

China lança primeiro satélite de computação quântica

Foto - China Daily/REUTERS

A China realizou o lançamento do primeiro satélite composto por computação quântica, essa nova tecnologia será capaz de impedir qualquer acesso não autorizado, criando uma rede de alta segurança na comunicação. O lançamento foi realizado no Jiuquan Satellite Launch Centre, com um foguete de fabricação nacional.

O satélite enviado é apenas um protótipo, que busca estudar o funcionamento da comunicação criptografada a longas distâncias. O sistema utilizado pela China usa feixes de fótons, todos emaranhados e bagunçados, através de um laser. Uma base na China e na Áustria estão encarregadas de receber o sinal e decodificar o seu padrão, que é imutável por qualquer hacker, devido à natureza do estado quântico dos fótons.

O projeto planeja gastar uma grande quantidade de dinheiro para seu desenvolvimento completo, visto que a China quer utilizar uma tecnologia mais versátil de criptografia digital, atualmente realizada via terrestre por cabos de fibra ótica. A ideia inicial é creditada ao físico Anton Zeilinger, que sugeriu o uso da invenção para a ESA (Agência Espacial Européia), porém não obteve exito, hoje ele assessora o projeto chinês ao lado de Pan Jianwei da Chinese Academy of Sciences.

Resumo

A computação quântica é capaz de criptografar um sinal de tal forma que um computador normal poderia levar anos para quebrar a chave de acesso. Especialistas da área afirmam que a computação quântica é o próximo passo da internet para fortalecer as comunicações comerciais (compras online e internet banking).

O satélite da China deve ser poderoso o suficiente para realizar uma rede militar sem quebra de criptografia, ou seja, sem outro país conseguir visualizar as táticas de um suposto planejamento. Atualmente nenhum país investe pesado nessa tecnologia para o meio aeroespacial. Há algumas pesquisas nos EUA, Europa e Japão, mas sem avançar nas suas ideologias de funcionamento.

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This