cirrus-aircraft_vision-sf50_c1_3
Foto – Cirrus Aircraft

A Cirrus Aircraft, famosa fabricante de aeronaves pequenas, espera certificar seu monojato executivo ainda em 2016. O projeto da aeronave SF50 Jet foi anunciado em 2006 com o primeiro protótipo apresentado em 2008, mesmo ano do primeiro voo.

A principal causa do atraso atualmente é o sistema de paraquedas da aeronave, que estaria sofrendo várias correções de autoridades da FAA para se adequar aos padrões que a agência exige. A Cirrus espera obter o certificado até o final de junho desse ano, já que a principal causa já foi resolvida. Ao todo a aeronave já acumula diversos atrasos, decorrentes de mudanças no projeto e até a pausa do mesmo por conta da crise econômica que afetou empresas americanas em 2008.

Atualmente o SF50 tem uma carteira de pedidos para 600 aeronaves, com cada uma custando em tabela 1,96 milhões de dólares. A aeronave será entregue para os clientes no novo complexo da Cirrus em Knoxville, no estado de Tennessee-EUA, onde também é realizado as aquisições e treinamentos para os pilotos em simuladores.

COMPARTILHAR
Pedro Viana

Acadêmico de Engenharia Aerospacial – Editor de foto e vídeo – Fotógrafo – Aeroflap