Essa semana um Cessna Citation, de prefixo N359CW, sofreu um incidente que é bastante comum em algumas localidades, uma ave bateu em seu nariz. O Citation foi obrigado a realizar um pouso de emergência no Aeroporto de Caracas-Simón Bolívar, na Venezuela. Nada demais ocorreu durante o voo devido a pequena extensão dos danos.

De acordo com o Órgão de Autoridade da Aviação Civil no Reino Unido, só em 2013 foram emitidos cerca de 1535 relatórios sobre colisões de aves com o motor de aeronaves. Esse acidente em específico não há nenhuma constatação de qual tipo de ave chocou com o pequeno Citation, mas pelas fotos é possível observar que é um grande pássaro.

ct4azyoukaakjry
Foto – notisar1/Reprodução

O piloto reiterou que foi atingido pela ave enquanto realizava o procedimento de subida para o nível de cruzeiro, após decolar do Aeroporto de Caracas. Geralmente esse tipo de colisão ocorre em baixa altitude , abaixo de 10000 pés, por isso é restrito nessas condições de voo. 

O caso mais famoso recentemente virou até filme, Sully conta a história do piloto que pousou no Rio Hudson após uma grande quantidade de pássaros colidirem com os motores, sem os dois motores da aeronave o piloto foi obrigado a pousar no rio.

 

COMPARTILHAR