O evento EAA AirVenture Oshkosh, ou simplesmente conhecido como Oshkosh, recebeu neste ano dois bombardeiros B-29, o clássico avião americano que foi responsável pelos piores ataques da Segunda Guerra Mundial.

O B-29 Superfortress, que ganhou o nome “Doc”, foi restaurado recentemente para colocar a aeronave novamente em condições de voo, uma equipe de voluntários foi a responsável por colocar o avião em atividade depois de 42 anos parado no deserto de Mojave.

Foto – Barbara A. Schmitz/Via EAA

Mais de 100 pessoas trabalharam para fazer o reparo dessa aeronave, sendo que 75 trabalharam diretamente no avião. No final uma mulher que trabalhou na construção da Boeing em 1945 foi convidada para participar da restauração, Connie Palacioz foi homenageada na quarta-feira dessa semana, ela estava caracterizada de Rosie the Riveter, um movimento social para representar as mulheres que trabalhavam nas fábricas durante a guerra, em junho ela ganhou até mesmo um voo no clássico B-29.

“Quando eu li o avião estava sendo restaurado, eu sabia que tinha que ajudar”, disse a senhora de 92 anos que vive a cerca de 30 milhas de Wichita. “E estou orgulhosa de dizer que depois de todos esses anos, apenas sete dos meus rebites originais estavam faltando”.

O responsável por essa restauração foi Tony Mazzolini, que dirigiu toda a equipe de voluntários, foram 15 anos seguidos liderando o projeto, até o roll-out que aconteceu em 2015. Mas nessa semana o B-29 “Doc” ganhou o certificado de aeronavegabilidade oficial através de uma cerimônia realizada pela Boeing, o certificado foi entregue pelo administrador da FAA, Michael Huerta.

“É uma grande honra”, disse Tony. “É o pico da minha carreira e da minha vida. Preciso agradecer a minha família e a todos os voluntários que fizeram isso acontecer. Alguns dirigiram 25 ou 30 milhas por dia para ajudar. Eu acho que ajudou a preencher um vazio na minha aposentadoria”.

O nome “Doc” vem do esquadrão que voou, os Sete Anões. A arte do nariz do B-29 reflete o nome “Doc”, com o desenho de um anão que aponta para o céu.

 

Na foto abaixo temos o B-29 “Doc” juntamente com o B-29 “FiFi” voando em formação nas proximidades de Oshkosh.

COMPARTILHAR