Aeronaves News

Coisa de russo – Um IL76 com único motor turboélice

Foto - Valentin Makov

Isso não é basicamente uma coisa de russo, mas explica um pouco porque algumas coisas são comuns na aviação.

Na Rússia o IL-76 é plataforma para tudo quanto tipo de teste, então logo vemos algumas coisas estranhas, como a da foto acima. Já equiparam o IL-76 com tudo que você pensar por lá, com os motores PD-14, e o avião virou um caolho, assim quando o mesmo testou o motor NK-93.

Foto – Alex S

Mas nesse caso a fabricante Klimov está testando o seu novo propulsão TV7-117ST, que equipará em breve o Ilyushin Il-112B, uma aeronave cargueira semelhante ao C295, fabricado pela divisão CASA da Airbus Defense and Space. O evento de aviação da Rússia, MAKS 2017, foi um bom lugar para divulgar as novas tecnologias desenvolvidas pelas fabricantes locais, incluindo esse novo motor turboélice.

Além de ser responsável por equipar o IL-112, uma aeronave militar, esse motor também equipará uma nova versão do IL114, um avião russo focado em aviação regional, com capacidade para até 64 passageiros.

Os russos dizem que estão projetando este motor para ser mais eficiente em comparação com os motores Pratt & Whitney do ATR 72-600. Se isso é verdade, veremos depois que um desses Klimov equipar esses dois aviões da Ilyushin.

Isso também não é exclusividade só dos russos, a Pratt & Whitney usa um 747 SP para fazer o teste de seus motores, o motor novo vai em uma estrutura anexada na parte do upper-deck da aeronave. A GE também usa um 747 como mula de testes, mas o motor que está em testes vai na asa do avião. Abaixo colocamos essas duas obras de arte da engenharia de propulsão.

Uma coisa é certa, se atualmente os americanos usam o Boeing 747 para testar seus motores, a Rússia prefere usar o IL-76 para essa missão. Cada país tem seu avião “pau para toda obra”.

No vídeo abaixo temos o Boeing 747 da GE com um motor GE90 montado na asa esquerda do avião, compare o tamanho:

Todos esses não conseguem ser tão esquisitos em comparação com o Boeing 720 narigudo da Pratt & Whitney (veja a partir de 1:10):

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This